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EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Camem faz nova reunião para acompanhamento de escolas médicas
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nos dias 5 e 6 de julho, mais uma reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), responsável pelo monitoramento e acompanhamento dos cursos de graduação em Medicina em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), desde a sua pactuação até o ato de reconhecimento do curso. O encontro foi realizado pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior do MEC (DDES/Sesu).
O objetivo da reunião foi promover o debate e a construção de novas estratégias para o aperfeiçoamento dos processos de monitoramento e acompanhamento das escolas médicas, além da entrega dos produtos desenvolvidos em 2022.
A Camem foi criada pela Portaria MEC nº 306/2015 com base na Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas, estabelecida pela Portaria Normativa MEC nº 15/2013. Essa política está fundamentada no Programa Mais Médicos, instituído pela Lei nº 12.871/2013, que disponibilizou 38 novos cursos de Medicina para contemplar a população brasileira com a criação de 2.016 novas vagas, com o objetivo diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião contou com apresentações que abordaram os temas “Visão para o Futuro”; “Panorama dos monitoramentos – Indicadores de qualidades dos Cursos” e “Atividade: A Importância do Trabalho Colaborativo da Camem – Construção e desafios”.
Composição/Visitas – a composição vigente da Camem conta com 38 membros, docentes ou especialistas na área de educação em saúde, nomeados pela Portaria Sesu nº 766/2022, que será atualizada em breve. O trabalho da Comissão é norteado pelo monitoramento realizado por meio de visitas locorregionais, reuniões presenciais e a distância, relatórios detalhados e periódicos, além da interlocução permanente entre seus membros e as Instituições de Ensino Superior.
O objetivo é auxiliar e traçar estratégias que permitam adaptações, para consolidar e aprimorar a qualidade acadêmica do Projeto Pedagógico do curso, em busca da excelência do processo ensino-aprendizagem, sempre ressaltando as especificidades e necessidades locorregionais.
Em 2022, a Comissão realizou 303 monitoramentos, 31 desses locais e 272 a distância. Outra iniciativa foi a realização do "Encontro da Camem", que resultou na criação de quatro Grupos de Trabalhos (GTs), com o objetivo de discutir sobre a necessidade de readequação de ações desenvolvidas.
Nessa reunião, cada Grupo discutiu e abordou um tema – GT1 Indicadores, monitoramento e metas; GT2 Arcabouço Legal; GT3 Gestão de inovação e tecnologia; e GT4 Preceptoria.
Em 2023, a Camem ampliará os espaços de discussão e convidará atores externos que atuam diretamente na formação médica, com intuito de alcançar patamares cada vez mais altos na qualificação acadêmica dos novos cursos de Medicina.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu