Notícias
EQUIDADE
Seminário segue discussão sobre relevância de dados
Acontece nesta quarta-feira, 13 de dezembro, em Brasília (DF), o segundo dia do Seminário Dados para Quê? - Formulação, financiamento, monitoramento e avaliação da equidade educacional. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. O Seminário está sendo transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
O primeiro painel do dia tratou da “Educação escolar indígena” e contou com a participação de: Márcio Lima, do Inep; Rita Potyguara, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso); Fernando Damasco, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e Rosani Fernandes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A mediação foi feita por Gersem Baniwa, da Universidade de Brasília (UnB).
Em sequência, com a moderação de Rebeca Otero, da UNESCO, aconteceu o Painel “Educação ambiental”. Participaram da mesa Maria Henriqueta Andrade Raymundo, da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea); Luiz Marcelo de Carvalho, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Fábio Barbosa, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Seduc/BA); e Viviane Vazzi, da Secretaria da Educação do Estado do Maranhão (Seduc/MA).
Ainda pela manhã, foi realizado o Painel “Educação do campo”. Os palestrantes foram: Mônica Castagna Molina, da UnB; Cláudio Reis, da Universidade Federal do Pará (Ufpa); e Marcelo Loures dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A mesa foi moderada por Evandro Medeiro, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.
A programação seguirá à tarde. Às 13h30 vai ocorrer o Painel “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, com Maria Hermínia Laffin, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Timothy Ireland, da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos; e Roberto Catelli, da Ação Educativa. O Painel contará com a moderação de Mariângela Graciano, da Secadi/MEC.
Com o tema “Juventudes”, o nono painel acontecerá às 14h30 e terá moderação de Gabriel Medina, ex-secretário nacional de juventude e mestrando em políticas públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC). Participam da mesa Helena Abramo, da Prefeitura de São Paulo, que é pesquisadora de políticas de juventude; Jaqueline Lima Santos, da Fundação Friedrich Ebert (FES); Fabio Kobol Fornazari, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ); e Rosalina Soares, da Fundação Roberto Marinho.
Às 15h30, acontecerá o Painel “Educação especial na perspectiva inclusiva”, com Gabriela Schneider, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Rogério Diniz Junqueira, do Inep; Jucimara Guimarães, da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo (RS); e Rita Magalhães, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O debate será moderado por Rodrigo Mendes, do Instituto Rodrigo Mendes.
O último painel do Seminário, sobre “Monitoramento, avaliação e financiamento”, será moderado por Caio Callegari, do Instituto Unibanco. Os palestrantes serão: Paulo Jannuzzi, do IBGE; Patrícia Rezende, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines); José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); João Marcelo Borges, do Instituto Unibanco; Thales Vieira, do Observatório da Branquitude.
Encerramento – Às 18h acontecerá o encerramento do Seminário, com a participação de: Henrique Paim, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é ex-ministro da Educação; Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC; Janaína Carla Farias, secretária de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC; Adriano Souza Senkevics, pesquisador do Inep; Rebeca Otero, da UNESCO; e Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi, Inep e UNESCO