Notícias
INTERNACIONAL
MEC participa do Fórum Mulheres Mil em Dakar
O Ministério da Educação (MEC) participa, entre os dias 5 e 7 de dezembro, em Dakar, no Senegal, do Fórum Anual do Programa “Mil Mulheres: sou mulher, existo, participo”, uma iniciativa dos governos do Senegal e do Canadá, financiada pela Global Affairs Canada (AMC). O objetivo é reforçar a autonomia das mulheres de populações mais vulneráveis em duas áreas — desenvolvimento social e econômico — por meio da formação profissional, para que possam atuar dentro da comunidade. O nome do projeto se refere à intenção de atingir mil mulheres, em sete regiões do Senegal, além de suas famílias e as comunidades em que são criadas.
No Brasil, o MEC recriou o Programa Mulheres Mil neste ano, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a fim de elevar a escolaridade e promover a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica mediante cursos de qualificação profissional. Para 2023, estão sendo ofertadas 32 mil vagas nos Institutos Federais, nas redes estaduais e nos Sistemas Nacionais de Aprendizagem no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Mulheres Mil possibilita o acesso à educação, pois promove a inclusão social e o exercício da cidadania, assim como defende a igualdade de gênero e combate a violência contra as mulheres. Além disso, o programa objetiva contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas e desenvolver estratégias para garantir o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.
A chamada “Missão Senegal” conta com a participação da diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Patrícia Barcelos, e do professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Sérgio França, um dos fundadores do Programa Mulheres Mil no Brasil, além de outros professores.
No Fórum, eles apresentaram as experiências e os resultados da implantação do Programa Mulheres Mil no Brasil. A delegação também vai compartilhar a experiência adquirida no projeto em questões como gênero e meio ambiente, bem como fortalecerá parcerias para realizar esse trabalho no âmbito desses países e dos demais.
Projeto – O projeto está implantado em sete regiões do Senegal (Dakar, Thiès, Saint-Louis, Diourbel, Kaolack, Kédougou, Ziguinchor), sua implementação se deu em parceria com o Ministério da Formação Profissional, Aprendizagem e Integração (MFPAI) e os Colleges and Institutes of Canada (CICan). A iniciativa responde a um pedido do governo senegalês, de modo que está no centro das prioridades nacionais identificadas nos planos, estratégias e prioridades do Senegal. Ela contempla uma abordagem multidimensional do empoderamento, como um processo simultaneamente econômico, social e político que requer a capacitação das mulheres em cada um desses níveis, para que possam sair do plano de invisibilidade entre os mais vulneráveis.
A proposta do projeto é inclusiva e participativa, pois, além do parceiro principal, mobiliza outras parcerias estratégicas em nível estadual, a sociedade civil, organizações de mulheres e jovens e a comunidade. Conta também com o apoio dos 14 estabelecimentos de formação profissional e técnica das sete regiões de intervenção. No seu plano de ação, o projeto prevê organizar anualmente um fórum que incida sobre temas atuais ligados aos seus objetivos.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec