Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Governo credencia Impa para educação superior
Em agenda no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 6 de dezembro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, assinou portaria de credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) — como instituição de educação superior — e de autorização para o início das atividades do Impa Tech (primeiro curso de graduação do Instituto).
Na ocasião, também foi celebrada a abertura do processo seletivo para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O evento ocorreu no Hotel Fairmont, em Copacabana (RJ), e contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e de medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), potenciais futuros estudantes do Impa Tech.
Ao anunciar o credenciamento do Impa como instituição de educação superior, Camilo Santana pontuou que ele é uma instituição de excelência, com nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esse Exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O Ministro também destacou as iniciativas do governo federal, por meio do MEC, para promover a permanência dos estudantes e melhorar a qualidade do ensino com a formação de professores. Segundo ele, é preciso garantir a qualidade da formação docente inicial e estimular professores de matemática, no intuito de melhorar o resultado das avaliações da educação brasileira.
“Esse ato de hoje vem em um momento importante, porque nós precisamos dar um salto de qualidade na aprendizagem de matemática, estimular os nossos jovens e melhorar a formação de professores. O Impa será fundamental, porque — além de aproveitar o talento dos jovens [que estudarão no Instituto] para colocá-los no mercado de trabalho, para contribuir com a ciência e a pesquisa — também vai estimular os cursos de matemática do País. Hoje, o Presidente dá um salto importante para melhorar a educação pública brasileira”, afirmou.
Na mesma linha, o Presidente Lula ressaltou a importância do credenciamento do Impa como um investimento do governo para a educação, a fim de dar oportunidade para todos. Segundo ele, é necessário dar estrutura para os jovens se tornarem o que chamou de “gênios”. “Nós só vamos criar gênios neste País se fizermos o que estamos fazendo hoje, porque é isso que a gente tem que dar para as pessoas que a gente quer que sejam gênias: oportunidade e qualidade. Vocês têm que ter o melhor, e o melhor significa custo, custo significa investimento, e investimento vai parir boas coisas para o nosso País”, disse.
A estudante Melissa Mariana Guedes de Sousa, medalhista da Obmep, falou sobre a importância da matemática na sua vida e na de todas as pessoas, por estar em todos os lugares. “A matemática me ajuda a explicar as coisas que estão ao meu redor, me ajuda a ter mais raciocínio lógico, a pensar de forma mais analítica”, explicou.
Ela acredita que o Impa será uma ótima oportunidade para todos os medalhistas e as pessoas que se dedicam a estudar matemática. “Uma ótima oportunidade que abrirá muitas portas para os alunos e espero que se torne uma das melhores instituições do País”, almejou Melissa Sousa.
A história do Impa foi recordada pelo diretor-geral do Instituto, Marcelo Viana. Ele lembrou do período em que foi até o governo solicitar a criação da Olimpíada de Matemática e refletiu sobre o alcance que a competição tem atualmente. Para o diretor, a graduação do Impa abrirá caminhos aos jovens brasileiros de escola pública ganhadores da Olimpíada de Matemática. “Vamos fazer uma graduação que não só é gratuita, mas que também oferece auxílio, alojamento, alimentação, moradia e apoio aos seus estudantes, de modo a viabilizar que ela seja acessível a qualquer jovem do Brasil qualificado por mérito para entrar nessa graduação”, concluiu.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reforçou que o curso do Impa será de referência e democrático, assim como projetará os talentos que surgiram nas Olimpíadas do Conhecimento, promovidas pelo Instituto. Também destacou que, no novo curso, “a matemática será aplicada, vai se realizar em inovação. Esse é o desafio de todos que, nos dias de hoje, fazem o desenvolvimento da pesquisa e da inovação”, falou.
Impa Tech – Gratuito e inovador, o Impa Tech é uma parceria do Impa com o governo federal e a prefeitura do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de capacitar estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. A graduação, que iniciará as aulas em 2024, atenderá até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões. Ao fim de 4 anos, terão sido atendidos 400 estudantes. Os alunos terão moradia oferecida pela prefeitura do Rio e apoio financeiro.
Seleção – Para 2024, o concurso usará o desempenho dos estudantes em Olimpíadas do Conhecimento e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, serão ofertadas até 80 vagas, distribuídas entre alunos medalhistas: do nível 3 (premiação nacional) da Obmep, promovida pelo Impa; do nível 3 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); das modalidades A ou B da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ); dos níveis 2 ou 3 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF); e da modalidade programação, nos níveis 1 ou 2 do ensino médio, da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
De acordo com o edital, cada medalha garante uma pontuação diferente no processo de seleção. Outras 20 vagas serão oferecidas para candidatos com melhor desempenho em matemática no Enem. Já as inscrições para a graduação devem ser feitas pelo site do Impa Tech até 28 de dezembro.
Impa – O Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa e pós-graduação em matemática de reconhecimento internacional, com cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional. Também é organizador da Obmep, a maior olimpíada científica do mundo em número de participantes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secom-PR