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CRES+5
Consultas públicas debatem eixos da CRES+5
Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, ocorreram duas consultas públicas preparatórias para o evento de seguimento da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5), que acontecerá de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília (DF). Durante os encontros, representantes de instituições de ensino superior e outros atores interessados debateram acerca dos Eixos Temáticos 11 e 12.2 da CRES+5: “A autonomia das instituições de ensino superior” e “O futuro da educação superior no Caribe”, respectivamente.
A autonomia das instituições foi debatida por Lúcia Gazzola, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, representando o Brasil; Altagracia López Ferreiras, ex-reitora do Centro de Inovação no Ensino Superior do Instituto Tecnológico de Santo Domingo (Intec); e Carlos Alvarado Cerezo, secretário-geral do Conselho Superior Centro-Americano (CSUCA).
Já a discussão sobre o futuro da educação superior no Caribe — destinada a formuladores de políticas, planejadores e atores do ensino superior no Caribe — concentrou-se na pauta voltada para a sustentabilidade dos sistemas de ensino superior nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (Peid). O encontro teve como anfitriões a Comissão de Educação Superior da Jamaica (J-TEC) e o Instituto Internacional de Educação Superior da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na América Latina e no Caribe (IESALC-UNESCO).
As propostas e prioridades identificadas nas consultas farão parte do documento final gerado por cada eixo e contribuirão para a construção do documento final da CRES+5, que será promovida pelo Brasil em parceria com a UNESCO, mediante o IESALC.
Consultas – As consultas públicas, que começaram em setembro deste ano e irão até janeiro de 2024, acontecem pela plataforma Zoom e são abertas a toda a comunidade, mediante inscrição prévia. Com o apoio do IESALC-UNESCO, do Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) — e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o objetivo é enriquecer o debate e as contribuições para a construção consensual da CRES+5, ampliando a representatividade e a relevância para todos os atores do ensino superior da região.
As consultas são realizadas por cada Grupo de Trabalho (GT) referente aos 12 Eixos Temáticos da CRES+5, com o objetivo de debater e recolher informações sobre os assuntos tratados pelos respectivos eixos. Os encontros contam com a participação de especialistas e são coordenados pelos consultores de cada GT. As contribuições aportadas pelos participantes em cada encontro são sistematizadas pelos consultores, os quais são responsáveis pela elaboração do documento-base de cada Eixo Temático da CRES+5.
Agenda – A próxima consulta pública para a CRES+5 acontece nesta sexta-feira, 15 de dezembro, às 12h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom, sobre assuntos relacionados ao Eixo Temático 3: “Ensino superior, internacionalização e integração regional da América Latina e do Caribe: programas estratégicos”. O evento contará com a participação de Carlos G. Alvarado Cerezo, secretário-geral do CSUCA; Jesús López Macedo, diretor de Assuntos Estratégicos, Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (Anuies); Paulo Speller, reitor da Universidade Afro-Americana da África Central (Aauca); Francisco Tamarit, coordenador-geral da CRES 2018; e María Piedad Marín, coordenadora do Conselho Nacional de Acreditação da Colômbia.
CRES+5 – Um dos compromissos indicados na 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES 2018), ocorrida em Córdoba (Argentina), foi realizar uma reunião de seguimento cinco anos depois, intitulada CRES+5. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, os desafios que permanecem e as questões emergentes, em particular na fase posterior à Pandemia. Na CRES 2018, foi aprovada uma Declaração e se estabeleceu um ambicioso Plano de Trabalho para o período 2018-2028.
O plano de ação criado na CRES 2018 possui algumas diretrizes, entre elas estão: o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; a educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e a formação de professores.
Além dos sete eixos temáticos em torno dos quais girava a CRES 2018, a primeira reunião preparatória da CRES+5 — realizada em março de 2023, em Córdoba, na Argentina — definiu e acrescentou novos eixos para coordenar e orientar os debates regionais sobre a educação superior na América Latina e no Caribe. Para coordenar os trabalhos de cada eixo temático, foi formado um Grupo de Trabalho composto por especialistas. Mais informações sobre os eixos temáticos estão disponíveis na página da UNESCO.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu