Notícias
TEMPO INTEGRAL
MEC debate Escola em Tempo Integral no Centro-Oeste
A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Katia Schweickardt, acredita que a educação em tempo integral é um encontro de saberes. A afirmação ocorreu nesta quinta-feira, 3 de agosto, em Cuiabá (MT), durante a abertura do ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”.
Após a apresentação cultural do grupo Flor do Campo, Kátia destacou falou sobre a potência que existe na conexão entre a educação e a cultura e o quanto isso costura a possibilidade de se fazer educação integral, cuidar da integralidade das pessoas, dos estudantes, professores, pais, mães e lideranças comunitárias. “Educação integral é essa costura, esse encontro possível de saberes”, afirmou a secretária, que destacou ainda a missão repassada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o MEC cuidar da educação da forma que o Brasil merece.
O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Resende Porto, também estava presente na solenidade de abertura do encontro. À frente de uma rede com 680 escolas estaduais e em 141 municípios, Alan falou do orgulho do regime de colaboração, executado em conjunto com todos os municípios.
“Nós temos 80 escolas de tempo integral, quilombolas e indígenas. Eu tive oportunidade de estar a semana passada em Gaúcha do Norte, que fica lá no Alto Xingu, em duas comunidades indígenas. Fiquei muito feliz, porque cheguei lá e as nossas unidades escolares estão com internet e receberam Chromebook. Além da língua materna, nas nossas escolas tem a língua portuguesa e a língua inglesa”, comentou.
A vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Educação (Anped) para a Região Centro-Oeste, Fabiany de Cássia Tavares e Silva, destacou a enorme responsabilidade de representar uma associação que produz pesquisa e ciência para educação. “Esse é o momento da retomada dessa produção e deste lugar dentro da história do MEC. Ele deve ser entendido como processo de constante enriquecimento e, no caso da educação integral, o nosso compromisso com a democracia, com uma formação de qualidade para as crianças, jovens, professores e para todos aqueles envolvidos com o campo da educação que estão pensando em um Brasil melhor”, declarou.
A solenidade de abertura do seminário também contou com a participação de Maurício Ernica, coordenador-geral de Equidade Escolar da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC); Gesuina Leclerc, representante da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC); Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Nacional); e Ricardo Tonassi, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede).
Também participaram da solenidade a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Adriana Buytendorp; o prefeito de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro; a secretária Municipal de Educação de Cuiabá (MT), Edilene de Souza Machado; e Silvio Fidelis, dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande (MT), presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Mato Grosso e da Undime Região Centro-Oeste.
Programação – A etapa de ciclo de seminários da região Centro-Oeste termina nesta sexta-feira, 4 de agosto. O debate acontece de forma híbrida, com participantes de forma presencial, em Cuiabá, e com transmissão ao vivo no YouTube, no canal do MEC e no Portal da Escola Cuiabana. O encontro ocorre das 9h às 21h (horário de Brasília). Cuiabá tem fuso horário de uma hora a menos em relação à capital federal.
O objetivo dos debates é reunir subsídios para a elaboração de um documento nacional com os princípios e orientações da educação integral em tempo integral para todas as etapas e modalidades na educação básica. Dessa forma, o ciclo de seminários passará por todas as cinco regiões do país, entre agosto e outubro.
Nesta sexta-feira (4), o seminário terá painéis sobre os seguintes temas: “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”; “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio – Subsídios para a nova Política do Ensino Médio”; e “Temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios”.
A programação completa, com os nomes dos mediadores e dos painelistas, está disponível na página do Ciclo de Seminários.
Serviço
Ciclo de Seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral” – Centro Oeste
Data: 3 e 4 de agosto
Horário: das 9h às 21h (horário de Brasília) – Cuiabá tem fuso horário de uma hora a menos em relação à capital federal
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
Endereço: Rua Antônio Dorileo, 1100, Coxipó, Cuiabá (MT)
Inscrições para vagas remanescentes
Transmissões ao vivo: