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TEMPO INTEGRAL
Escola em Tempo Integral já teve adesão de 1.766 municípios
Em menos de uma semana, o Programa Escola em Tempo Integral já teve a adesão de 1.766 municípios brasileiros (32%), 10 estados (37%) e o Distrito Federal (DF). Os números correspondem ao levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto. Entre os estados que já aderiram ao programa estão Alagoas (AL), Ceará (CE), Maranhão (MA), Pernambuco (PE), Roraima (RR), Tocantins (TO), São Paulo (SP), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS), além do DF.
O Programa Escola em Tempo Integral foi instituído pela Lei 14.640/2023, publicada no Diário Oficial da União, em 1º de agosto. No dia seguinte, 2 de agosto, o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) foi liberado para estados, municípios e o DF aderirem à política, de forma voluntária. Os detalhes para a participação, bem como a pactuação de metas para a ampliação de matrículas em tempo integral no âmbito do Programa estão disponíveis na Portaria nº 1.495/2023.
Confira a tabela com os números de adesão por estado:
Região/UF |
UF |
Municípios que aderiram |
|
Aderiu |
Nº |
% |
|
Centro-Oeste |
|
76 |
16% |
Distrito Federal |
Sim |
1 |
100% |
Goiás |
- |
56 |
23% |
Mato Grosso |
- |
13 |
9% |
Mato Grosso do Sul |
- |
6 |
8% |
Nordeste |
|
1014 |
57% |
Alagoas |
Sim |
66 |
65% |
Bahia |
- |
249 |
60% |
Ceará |
Sim |
125 |
68% |
Maranhão |
Sim |
140 |
65% |
Paraíba |
- |
136 |
61% |
Pernambuco |
Sim |
75 |
41% |
Piauí |
- |
116 |
52% |
Rio Grande do Norte |
- |
77 |
46% |
Sergipe |
- |
30 |
40% |
Norte |
|
134 |
30% |
Acre |
- |
12 |
55% |
Amapá |
- |
1 |
6% |
Amazonas |
- |
19 |
31% |
Pará |
- |
47 |
33% |
Rondônia |
- |
12 |
23% |
Roraima |
Sim |
4 |
27% |
Tocantins |
Sim |
39 |
28% |
Sudeste |
|
337 |
20% |
Espírito Santo |
- |
14 |
18% |
Minas Gerais |
- |
165 |
19% |
Rio de Janeiro |
- |
41 |
45% |
São Paulo |
Sim |
117 |
18% |
Sul |
|
205 |
17% |
Paraná |
Sim |
61 |
15% |
Rio Grande do Sul |
Sim |
88 |
18% |
Santa Catarina |
- |
56 |
19% |
Total Geral |
10 |
1766 |
32% |
Fonte: Elaborado pela SEB, com base nos dados do Simec – 7 de agosto de 2023.
Adesão – A adesão ao programa contempla toda a educação básica brasileira, da creche ao ensino médio, desde que sejam etapas prioritárias do ente federado. Para os municípios, essas etapas devem ser obrigatoriamente na educação infantil e no ensino fundamental. Já para os estados, a prioridade será o ensino fundamental e médio. Serão consideradas matrículas criadas ou convertidas a partir de janeiro de 2023 e novas matrículas para 2024.
Todos os entes federados serão contemplados a partir de critérios de equalização, com base na capacidade de financiamento de cada ente. Ao longo de todo o cronograma de adesão, as secretarias de Educação terão disponíveis tutoriais, plantão de dúvidas e atendimento via suporte técnico, pela Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800 616161.
Programa – O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, sua finalidade é viabilizar o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
O programa visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
Além disso, a política inclui estratégias de assistência técnica para a oferta de um projeto-político-pedagógico que assegure o direito de crianças e jovens a uma formação integral de qualidade. O objetivo é ampliar e diversificar oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas.
Uma das primeiras ações para a assistência técnica começou nesta semana, o Ciclo de Seminários do Programa: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral, com etapas regionais de debate. A iniciativa é a primeira do Programa, com o objetivo de orientar as redes de ensino e profissionais da educação na perspectiva do currículo.
Nas próximas etapas, estão previstas ações para formação de educadores, fomento a projetos inovadores, estímulo a arranjos intersetoriais para prevenção e proteção social, melhoria de infraestrutura, além da criação de indicadores de avaliação e sistema de avaliação continuada.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica