Notícias
REGULAÇÃO
Pesquisadores da Universidade de Stanford visitam o MEC
Foto: Luis Fortes/MEC
A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação (MEC), Helena Sampaio, recebeu nesta segunda-feira (17), pesquisadores da Universidade de Stanford, da Califórnia (EUA), para avaliar conjuntamente os desafios e as possibilidades de aperfeiçoar os instrumentos de avaliação das instituições de educação superior no Brasil.
Estiveram presentes os pesquisadores da universidade norte-americana, David Plank, Martin Carnoy, Eric Bettinger e o brasileiro Guilherme Lichand. Além da Seres, representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) participaram do encontro.
A secretária Helena Sampaio destacou que hoje, no Brasil, o sistema regulatório no ensino superior é extremamente heterogêneo, sendo conduzido por uma única métrica. “Precisamos nos adaptar e esse é o momento muito oportuno para, em conjunto, aperfeiçoar os nossos instrumentos de medição para dar conta da heterogeneidade desse sistema”, diz Helena.
O grupo de pesquisadores apresentou, informalmente, aos presentes, os projetos que estão sendo desenvolvidos atualmente na área e que podem colaborar para o aprendizado dos estudantes de ensino superior. “No Brasil, 85% do sistema é centralizado e o Inep tem coleção de dados sobre as universidades”, complementou o Martin Carnoy.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Seres