Notícias
AGENDA MINISTERIAL
MEC alinha projetos educacionais na Espanha
Foto: Divulgação/MEC
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, segue em viagem oficial à Península Ibérica, na comitiva que acompanha o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na manhã desta terça-feira, 25 de abril, o grupo cumpriu seu último compromisso em Portugal: uma sessão solene na Assembleia da República. Posteriormente, seguiu para compromissos em Madri, na Espanha, último trecho da viagem, onde foi realizado o Encontro Empresarial Brasil-Espanha, organizado pela Câmara de Comércio da Espanha para mostrar o Brasil como um país aberto a receber novos investimentos europeus.
Para o Ministério da Educação (MEC), a viagem é, também, uma oportunidade de buscar novos projetos para o Ministério. Nesse sentido, Camilo Santana se reuniu com o secretário-geral da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Mariano Jabonero, na sede da instituição, importante parceira do MEC. Na pauta, foram discutidos possíveis acordos entre a OEI e o MEC, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos estudantes e a qualidade da Educação brasileira.
Cooperação educacional – o MEC tem diversas cooperações no campo educacional com a Espanha. O país recebe estudantes pesquisadores brasileiros que participam, ou que já participaram, de programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC. Entre eles, o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), o Programa Doutorado Pleno no Exterior, o Ciência Sem Fronteiras, entre outros.
Durante os últimos 10 anos, 3.250 bolsistas de graduação e de pós-graduação da Capes estudaram na Espanha, de um total de 35.342 bolsistas no exterior. Em 2022, 179 beneficiários foram à Espanha, de um total de 5,3 mil bolsistas no Brasil e no exterior.
Pesquisa – a comunidade espanhola é expressiva no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Segundo a Capes, em 2021, o Brasil registrou 272 pesquisadores espanhóis atuando nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Desses, 191 são docentes e 51 são discentes. Em 2020, 30 pesquisadores espanhóis fizeram pós-doutorado no Brasil, principalmente nas áreas de ciências biológicas e ciências exatas e da terra.
O intercâmbio Brasil - Espanha nos últimos cinco anos também é expressivo. Entre 2018 e 2023, 1.192 pesquisadores brasileiros atuaram na Espanha, principalmente por meio do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) e pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Por outro lado, o Brasil recebeu 152 pesquisadores espanhóis, 150 pelo PrInt.
Eventos – neste ano, estão previstos vários eventos na Espanha com a participação do MEC. Nos dias 4 e 5 de maio, em Santiago de Compostela, haverá a II Cimeira Acadêmica e do Conhecimento da União Europeia-América Latina e Caribe, promovida pela Junta de Galícia e a Universidade de Santiago de Compostela, com a colaboração de instituições e redes científicas de ambas as regiões. Em seguida, nos dias 8, 9 e 10 de maio, em Valência, ocorrerá o V Encontro Internacional de Reitores Universia, com o tema “Universidade e Sociedade”. O evento é promovido por Universia e Santander.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Assessoria Internacional