Notícias
NOVO ENSINO MÉDIO
Seminário apresenta as boas práticas de implementação do Novo Ensino Médio
Foto: Luis Fortes/MEC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o Seminário do Novo Ensino Médio, na quarta-feira (14), para apresentar o panorama de implementação da iniciativa no país e compartilhar as boas práticas desenvolvidas pelos estados para execução de um conjunto iniciativas dessa etapa da formação dos estudantes brasileiros.
O evento ocorreu em formato híbrido, com transmissão pelo canal do MEC no YouTube. O evento contou com a participação de autoridades e técnicos da área, que apresentaram suas avaliações do Novo Ensino Médio para secretários de Educação de todas as unidades da federação, representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), além da comunidade escolar.
Na mesa de abertura, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, destacou a oportunidade de apresentar a política pública do Novo Ensino Médio em eventos internacionais.
“O Novo Ensino Médio foi apresentado no âmbito da OCDE recentemente em um fórum específico em que o foco foi esse: um olhar para o futuro e um olhar para as competências que gostaríamos que nossos cidadãos do futuro desenvolvessem para estar prontos. Países disseram que gostariam de estar avançando em uma reforma dessa natureza.”, concluiu Rabelo.
Completaram a mesa de abertura, presencialmente, o representante do Consed, Getúlio Marques; e o presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi. Eles discorreram sobre como as boas experiências concebidas por estados e municípios deverão ser aprimoradas para serem inseridas à iniciativa, além da importância de ampliar a qualidade e a efetividade do aprendizado brasileiro.
“O Novo Ensino Médio se trata de uma questão de inserção e acolhimento dos direitos da sociedade brasileira, especialmente para aqueles que mais precisam. Disso que se trata, especialmente em relação às oportunidades que geram, não só na preparação para a vida, no aprendizado mais consistente e integrado, mas também na perspectiva profissional mais ampla, extensa e perene à própria formação.”, completou Liza Curi.
O secretário adjunto de Educação Básica do MEC, Helber Vieira; o diretor substituto de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Rubens Campos de Lacerda Júnior; e o consultor do Banco Mundial Leandro Costa também participaram do evento de forma virtual.
O coordenador-geral de Ensino Médio, Fernando Wirthmann; e a diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, Myrian Sartori, ambos da SEB, ministraram a segunda etapa do seminário, que deu início à mesa técnica, e abriu espaço para representantes de oito estados das cinco regiões do país compartilharem experiências exitosas referentes à implementação do Novo Ensino Médio.
Saiba Mais
O Novo Ensino Médio visa atender às necessidades e às expectativas dos estudantes, fortalecendo o protagonismo juvenil por meio do itinerário formativo que desejarem aprofundar seus conhecimentos. As alterações buscam também contribuir para aumentar o significado e interesse dos jovens pela escola e, consequentemente, contribuir para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.
Assessoria de Comunicação Social do MEC