Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Ministério participa de evento organizado pela RNP
Representantes do Ministério da Educação participaram na última quarta-feira (27) da edição especial do Evento 60 minutos, que é uma iniciativa do projeto NasNuvens - um grande portal de serviços de soluções em nuvem para as Instituições de Ensino e Pesquisa organizado pela Rede de Ensino e Pesquisa (RNP). Com foco na Transformação Digital, abordou-se o tema: Os desafios do MEC na Transformação Digital das IES e como o NasNuvens pode contribuir na simplificação dessa jornada.
O Ministério apresentou pontos técnicos necessários para atuar de forma integrada em apoio às redes, e destacou iniciativas para atuação no ecossistema educacional. A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) tem exercido um papel de área finalística como líder e direcionador de ações e projetos estratégicos da política associada a itens de transformação digital, se tornando um marco com a criação de modelos que busca fortalecer e acelerar o uso da tecnologia de forma transversal nas instituições.
Um dos principais projetos que atende a esse objetivo é o MECPlace - ecossistema de inovação e soluções digitais educacionais - e além de acelerar e fortalecer a transformação digital dentro das instituições de ensino em caráter pedagógico e didático, atua também como tecnologia de sustentação, suporte e ação transversal necessária para viabilizar ações estratégicas de transformação digital. O MECPlace consolida em uma única plataforma, as diversas opções de soluções tecnológicas existentes no mercado, com o tratamento adequado e respectivas classificações respeita a autonomia das redes educacionais e aproxima as soluções consolidadas e inovadoras, ofertadas pelo mercado privado, da rede educacional e equaliza o acesso aos serviços digitais para a educação.
Outro projeto apresentado foi a Rede Aprender, uma Plataforma Nacional de Interoperabilidade e Análise de Dados da Educação Brasileira, que engloba, de forma gradativa, os principais conjuntos de dados da educação: estudantes, profissionais da educação e instituições de ensino.
Ainda, foi compartilhado o projeto Jornada do Estudante, um aplicativo feito para os estudantes brasileiros, que integra o histórico e todos os documentos digitais da jornada acadêmica, de forma ágil e sem a necessidade de deslocamentos ou requisições por parte do interessado. Para tanto, é fundamental que haja um regime de cooperação e integração entre as instituições de ensino brasileiras.
As ações e projetos de transformação digital na educação trazidos nesse momento têm a perspectiva de fortalecer atuação dos setores de TI do ecossistema educacional como um vetor estratégico, acelerando as entregas para apoio à educação brasileira.
Para assistir todo o evento, acesse aqui.
Assessoria de Comunicação do MEC com informações da STIC.