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INTEGRAÇÃO
Ministério da Educação visita IBC e Ines para conhecer de perto suas ações
Nesta quarta-feira (17), uma comitiva do Ministério da Educação esteve em diversos institutos de educação, no Rio de Janeiro, para acompanhar ações destinadas aos cidadãos. Na parte da manhã, representantes do MEC realizaram visitas guiadas ao Instituto Benjamin Constant (IBC), voltados à educação de pessoas cegas e com baixa visão, e ao Instituto Nacional de Educação de Surdos – Ines, onde conheceram as ações realizadas para que as pessoas com deficiências sensoriais consigam se inserir na sociedade e no mundo do trabalho.
Atualmente, o Instituto Benjamin Constant é mais do que uma escola que atende crianças e adolescentes com deficiência visual; é também considerado centro de referência, em nível nacional, para questões da deficiência visual. Possui o primeiro mestrado profissional em ensino nessa temática da América Latina e acaba de lançar seus dois primeiros cursos de pós-graduação lato sensu, especialmente para professores. O IBC atua também fortemente na formação continuada de profissionais que atendem pessoas com deficiência visual, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.
Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um centro de pesquisas médicas no campo da Oftalmologia, possuindo um dos programas de residência médica mais respeitados do País. Por meio desse programa, presta serviços de atendimento médico à população, realizando consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.
Outra ação importante do Instituto é a produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da educação especial. Na Imprensa Braille, fundada em 1943, são editados e impressos livros e revistas em braille; já a Biblioteca José Álvares de Azevedo conta com farto acervo eletrônico de publicações científicas. Para custear todas as atividades desenvolvidas pela instituição, assim como a estrutura do prédio, construído em 1872 e tombado pelo Patrimônio Histórico da União, o MEC deverá desembolsar até o final deste ano R$ 22,2 milhões.
Já o Ines é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo. Como instituto de educação, atende estudantes desde a educação infantil até o ensino superior, além de apoiar a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e atender a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social. O Instituto ainda ajuda a inserir o surdo no mercado de trabalho por meio de ensino profissionalizante e estágios. O Ines atende mais de 500 alunos e somente no ano de 2022, receberá 22,4 milhões de reais oriundos do Ministério da Educação.
No período da tarde, os representantes do MEC conheceram o Instituto de Matemática Pura e Aplicada – Impa. A entidade é responsável pelas Olimpíadas Brasileira de Matemática (OBMEP), promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A OBMEP é considerada a maior competição escolar do mundo. Só neste ano, mais de 18 milhões de alunos de ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, se inscreveram na Competição.
Ao final do dia, a comitiva visitou, ainda, o Museu de Arte do Rio e a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Assessoria de comunicado do Mec com informações do Ines, IBC e Impa