Notícias
ELT WEEK BRAZIL
MEC e Conselho Britânico realizam evento para a formação de professores de língua inglesa do Brasil
Ilustração
Cerca de 10 mil professores e gestores de língua inglesa do Brasil participam, de 1º a 5 de novembro, de um evento pioneiro no país, o ELT (English Language Teaching) Week Brazil. A ação é realizada pelo British Council (Conselho Britânico, em tradução) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Na abertura oficial do ELT Week Brazil, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, representou o ministro Victor Godoy e destacou a importância do evento para a imersão do idioma e da formação continuada de professores de inglês para a qualidade do ensino no país.
ELT Week Brazil 2022 é uma iniciativa que acontece pela primeira vez no Brasil, com diversas sessões com discussões abertas e debates sobre carreira e profissão, desenvolvimento profissional, ensino do idioma e intercâmbio virtual. As sessões também irão abarcar um conteúdo sobre o programa específico do Conselho Britânico que prevê formação continuada de professores de inglês e profissionais de ELT, com foco em habilidades para o ensino.”, informou o secretário.
Mauro Rabelo também apresentou um panorama do cenário da língua inglesa no Brasil. Segundo ele, apenas 5,1% da população acima dos 16 anos de idade afirmam possuir algum conhecimento no idioma; mais de 70% dos professores de inglês possuem grau de proficiência básico; somente 16,2% dos professores de inglês têm contratos de trabalho formalmente registrados; e 37% dos brasileiros avaliam como insuficiente o ensino de inglês na educação pública.
“Por isso, reforçamos a relevância da realização de ações nessa perspectiva. Com professores qualificados, o conhecimento e a proficiência da língua inglesa propiciam a criação de novas formas de participação de estudantes em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, disse Mauro.
Durante a abertura do evento, Diana Daste, diretora nacional interina e diretora de Engajamento Cultural do Conselho Britânico no Brasil, afirmou que o evento é uma oportunidade de reforçar a importância do ensino da língua inglesa e formação de professores. “Essa é uma oportunidade única que materializa a nossa visão de aproximar as pessoas, de aproximar a sociedade, de gerar parcerias, em torno de capacidades que abrem chances transformadoras para indivíduos e sociedade”, ressaltou.
Mauro Rabelo também apresentou políticas e programas da Pasta com foco na formação de gestores. Entre eles, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que oferta diferentes obras para o ensino da língua inglesa para escolha das escolas; as Diretrizes para internacionalização na educação básica, o Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PrInt, o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI); e um programa desenvolvido entre o MEC e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que oferta um curso intensivo em uma universidade no país norte-americano, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino.
Os profissionais que participaram do evento terão direito a certificado assinado pelo Conselho Britânico e pelo MEC, que podem ser retirados por meio do site: https://www.britishcouncil.org.br/. O Conselho Britânico, que atua no Brasil desde 1945, é uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais nas áreas de língua inglesa, educação básica, educação superior, ciências e artes.
O evento é realizado de forma on-line, por meio do canal do MEC no YouTube. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.
Assessoria de Comunicação Social do MEC