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CONECTIVADE NAS ESCOLAS
MEC apresenta ações voltadas para o uso da tecnologia na educação no Seminário 5G.BR Manaus
Foto: Luis Fortes/MEC
Educação, tecnologia e o impacto do 5G foram os temas debatidos durante o ‘Seminário 5G.BR’, realizado em Manaus (AM), nesta quinta-feira (22). Representantes do Ministério da Educação (MEC) marcaram presença no evento, que reuniu autoridades, empresários e especialistas para discutir os benefícios da chegada da internet móvel de quinta geração ao Brasil - primeiro país da América Latina a implementar a tecnologia.
Durante sua apresentação, o ministro da Educação, Victor Godoy, ressaltou que a chegada do 5G representa um marco, porque vai permitir a ampliação da conectividade para os estudantes brasileiros, até mesmo nas localidades mais distantes do país. A expectativa do Ministério é de que até o final de 2023 todas as escolas públicas do país tenham acesso à internet de qualidade.
O ministro falou, ainda, sobre a importância do uso da tecnologia na rede educacional do país e pontuou as ações desenvolvidas pela Pasta, que tem buscado se aproximar do mercado para entender oportunidades tecnológicas que possam ser experimentadas e incorporadas no processo de ensino e aprendizagem. As ações atendem às diretrizes do PIEC (Política de Inovação Educação Conectada). Desde 2019, foram investidos cerca de R$ 560 milhões, por meio da Política, para conectar as escolas brasileiras e formar professores para o uso de ferramentas tecnológicas.
Além disso, outras ações estão sendo endereçadas no âmbito da Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Uma delas foi a implantação do MECPlace - Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais. Essa é uma plataforma integrada, em ambiente aberto e colaborativo, na qual estão consolidadas (e em constante atualização) diversas soluções e iniciativas, envolvendo tecnologia da informação, para apoio às redes educacionais.
No âmbito do MECPlace já foram firmadas parcerias com Microsoft, Google, Huawei e Oracle, bem como implantados projetos-pilotos do jogo educacional Minecraft em escolas de Juazeiro, na Bahia, e em Petrolina, em Pernambuco. Além disso, estão sendo elaborados modelos de simplificação de contratação de soluções educacionais para todas as escolas brasileiras.
Parceria em prol da conectividade
O Ministério da Educação está participando do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), criado pelo Ministério das Comunicações. O Gape tem como finalidade a consecução de projetos de conectividade de escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais, de modo a cumprir a obrigação estabelecida no Edital do 5G.
Nessa perspectiva, a Secretaria de Educação Básica do MEC participa ativamente do Gape e contribui com as diretrizes para conectividade, infraestrutura e equipamentos ao projeto-piloto que tornará 181 escolas, de 10 municípios das cinco regiões brasileiras, referência para o investimento futuro do aporte financeiro da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace).
As visitas técnicas às escolas para verificação das condições físicas iniciaram em setembro e a previsão é que as instalações se iniciem ainda este ano. O objetivo é o aprendizado com o projeto piloto para expansão da ação em todo o país, com os recursos de contrapartida das operadoras vencedoras do leilão 5G. Além de apoiar na chegada da conectividade, também ampliará e possibilitará a implementação da nova tecnologia em áreas onde a qualidade é ruim e há restrições na velocidade de acesso.
A internet 5G foi implantada, no Brasil, em 5 de julho e a primeira cidade a receber foi Brasília. Agora, a tecnologia já está funcionando em 22 estados e a previsão é de que esteja liberada para os demais estados até o fim de outubro.
Assessoria de Comunicação do MEC com informações da SEB