Notícias
ALFABETIZAÇÃO
GraphoGame atinge a marca de mais de 1,5 milhão de downloads
O GraphoGame Brasil, aplicativo gratuito que ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental, atingiu mais de 1,5 milhão de downloads. A ferramenta tem como objetivo estimular as crianças a aprenderem a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro, sendo uma união positiva entre a tecnologia e o processo de aprendizado.
O aplicativo, que apresenta uma dinâmica de jogo baseada em evidências científicas, pode ser utilizado por professores como ferramenta para apoiar e reforçar as aquisições de literacia e a aquisição de competências de literacia. Além disso, eles também podem adotá-lo como uma ferramenta para remediar lacunas educacionais. Os pais também podem fazer uso do software em casa para consolidar as habilidades de alfabetização.
O jogo é dividido em 57 sequências, as quais possuem diversas fases. O GraphoGame possui dois modos: “Estrelas”, para uso escolar, e “Mapa da Aventura”, em que as crianças podem jogar de maneira livre. O início do jogo lida com as vogais e vai evoluindo em dificuldade, sílabas, palavras, frases. De modo que, dependendo do nível em que a criança está na sua alfabetização, vai ficando mais difícil avançar no jogo. A ferramenta foi elaborada para reforçar positivamente o aprendizado da criança, que começa com 0 pontos e à medida que acerta ela vai adquirindo moedas em cada fase, que poderão ser utilizadas para adquirir itens nas lojinhas do jogo e customizar seu personagem, estimulando, assim, o interesse da criança no jogo.
O aplicativo, que está disponível gratuitamente nas principais lojas virtuais para sistemas Android, IOS e Microsoft é um recurso de apoio pedagógico voltado para crianças com idades entre 4 e 9 anos. Na versão mais atual do software destacam-se as novas sequências com acréscimo de palavras e frases mais complexas, elementos culturais, mapa interativo 3D, relatórios de aprendizagem detalhados para professores e pais, e o suporte personalizado aos usuários.
A ação faz parte do Programa Tempo de Aprender, da Secretária de Alfabetização, do Ministério da Educação, um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o Programa realiza ações que atuam no sentido de: aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para estudantes, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes por meio de atenção individualizada; valorizar os professores e gestores da alfabetização.
O aplicativo não substitui a atuação dos professores, mas a complementa e vai ao encontro também de componentes essenciais para a alfabetização destacados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), sobretudo a consciência fonológica e o conhecimento alfabético.
Graphogame
O software, que é finlandês, conta com experiências exitosas em mais de 30 países de todo o mundo, tendo já sido traduzido para mais de 25 línguas. Estudos a respeito do aplicativo, bem como depoimentos de professores da pré-escola e do ensino fundamental de diversos países, trazem resultados animadores que podem ser reproduzidos em todo o Brasil.
Para isso, a participação de pais, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais será fundamental, já que as evidências científicas mostram que o aplicativo é efetivo principalmente quando utilizado pela criança sob a supervisão e com o engajamento de um adulto.
A disponibilização do aplicativo é fruto de uma parceria do Ministério da Educação com o Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, única instituição no país autorizada pelos criadores originais do jogo educativo a realizar a adaptação para o português brasileiro.
Assessoria de Comunicação do MEC