Notícias
BOLSAS DE ESTUDO
Divulgada a lista de aprovados para o Programa de Bolsas da Hungria
O governo brasileiro divulga, nesta quarta-feira (06), a lista de estudantes contemplados no Programa de Bolsas Stipendium Hungaricum 2022-2023. Como resultado do processo seletivo, a Fundação Tempus, do governo da Hungria, aprovou a concessão de bolsas de estudos para 196 estudantes brasileiros. Além disso, foram aprovados 46 pedidos de prorrogação para bolsas vigentes.
A ação faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministério da Educação (MEC) e o governo húngaro. Além dos estudantes contemplados, a lista traz também os nomes dos estudantes que ficaram em chamada de espera e que poderão ser convocados à medida que surjam desistências e novas vagas.
A Fundação Tempus informará diretamente os bolsistas sobre os resultados das suas candidaturas nos próximos dias e solicitará que iniciem o seu processo de pedido de visto o mais rápido possível. Desse modo, os estudantes deverão aguardar o e-mail oficial da entidade com a documentação e as orientações necessárias para se apresentarem à embaixada e aos consulados da Hungria no Brasil, os quais já foram informados sobre o processo de solicitação de visto pelos estudantes contemplados.
Orienta-se que os candidatos leiam as informações necessárias de visto e entrada na Hungria. Sendo necessário, entrem em contato diretamente com a embaixada e/ou consulado para que eventuais dúvidas sejam sanadas.
As informações estão disponíveis no site oficial da embaixada húngara e podem ser acessadas por meio dos seguintes links:
- Orientações gerais de entrada no país: https://saopaulo.mfa.gov.hu/page/cidadaos-brasileiros;
- Endereços e contatos da embaixada e consulados gerais da Hungria no Brasil podem ser encontrados no link: https://braziliavaros.mfa.gov.hu/bra/page/konzuli%20h%C3%A1l%C3%B3zat.
Etapas essenciais para o início do processo de solicitação de visto dos bolsistas:
Primeiro, os candidatos devem aceitar a oferta de bolsa no sistema de inscrição on-line DreamApply, que será seguida pela emissão de uma “Carta de Admissão” pela instituição anfitriã húngara, documento que será utilizado para o processo de solicitação de visto.
Candidatos com status condicional também poderão proceder à aceitação ou recusa de sua bolsa. Esses candidatos devem concluir as duas etapas até o prazo determinado, ou seja: enviar os documentos ausentes; e aceitar a oferta de bolsa.
Aos candidatos que não conseguirem receber os diplomas até a data estipulada para envio, a Fundação Tempus criou uma exceção, desde que o MEC possa emitir uma comunicação oficial ao governo húngaro. Para esses casos, solicita-se que os candidatos enviem a declaração de conclusão de curso e o histórico escolar emitido pela universidade ou instituição de ensino superior para o MEC, a fim de que o referido comunicado seja enviado à fundação da Hungria.
Os candidatos devem concluir todas as tarefas administrativas até o dia 1º de agosto de 2022, caso contrário, ficarão impossibilitados de receberem a bolsa.
Certificado de exame médico obrigatório:
Para os bolsistas que iniciarão seu programa de bolsas na Hungria, é necessário realizar o upload de um atestado médico no sistema de inscrição on-line DreamApply e se submeter a exame médico na chegada à Hungria. Os bolsistas que não se submeterem ao exame médico correrão o risco de rescindir o contrato de bolsa e serão enviados de volta ao Brasil.
Se o estudante for considerado inapto para prosseguir os seus estudos com base no resultado do exame médico, a condição de bolsista será suspensa no semestre em que for apurada a inaptidão médica. O estatuto da bolsa será extinguido se após a repetição do exame, o estudante for considerado clinicamente inapto para continuar e completar os seus estudos.
Estudos durante a pandemia de Covid-19:
Os candidatos aprovados poderão iniciar os seus estudos no primeiro semestre do ano letivo de 2022/2023, desde que estejam autorizados a entrar na Hungria e que se inscrevam até 30 de setembro de 2022, exceto se a instituição anfitriã definir um prazo diferente.
A situação de pandemia está em constante mudança, por isso, sugere-se que os estudantes consultem o site de serviços consulares sobre as informações referentes ao regulamento atual de entrada na Hungria (https://konzuliszolgalat.kormany.hu/en).
Independentemente da situação atual, enfatiza-se que os candidatos devem aceitar suas ofertas de bolsas até o final do prazo e iniciar o processo de visto o mais breve possível. O requerente deve consultar a sua instituição de acolhimento e a Fundação Tempus caso não possa viajar.
Os bolsistas que não puderem iniciar os seus estudos devido a restrições de viagem podem apresentar um pedido de adiamento dos seus estudos. Ademais, todas as informações referentes ao Programa Stipendium Hungaricum estão disponíveis no site: https://stipendiumhungaricum.hu/.
Cobertura da bolsa estudantil:
- Educação gratuita e isenção do pagamento de taxas e mensalidades;
- Bolsa mensal (durante a permanência na Hungria de acordo com os Regulamentos Operacionais):
a) Graduação e mestrado: contribuição para custear parcialmente as despesas na Hungria no valor mensal de 43.700 HUF (cerca de 110 euros);
b) Doutorado: contribuição para custear parcialmente as despesas na Hungria no valor mensal de 140.000 HUF (cerca de 354 euros) para os primeiros 4 semestres, e de 180.000 HUF (cerca de 455 euros) para os 4 semestres subsequentes;
Disponibilização de vaga gratuita em alojamento ou contribuição para despesas de acomodação no valor de HUF 40.000 durante todo o período da bolsa de estudos;
- Seguro médico.
Os estudantes receberão os subsídios mencionados acima, desde que tenham o status ativo na instituição anfitriã.
Reitera-se que os bolsistas deverão iniciar o procedimento de visto em tempo hábil, o que pode incluir também uma avaliação médica. Conforme mencionado anteriormente, os bolsistas também receberão informações sobre esses detalhes e obrigações por e-mail.
Em caso de quaisquer alterações devido à pandemia, a Fundação Tempus disponibilizará novas informações.
Assessoria de Comunicação do MEC com informações da Assessoria Internacional