Notícias
CICLO DE PALESTRAS
Combate à corrupção encerra o primeiro Ciclo de Palestras de Fomento à Integridade
Chegou ao final, na terça-feira (19), o primeiro Ciclo de Palestras de Fomento à Integridade do Ministério da Educação, que fomentou ao longo de dez encontros a cultura e as boas práticas relacionadas à governança, à integridade, à gestão de riscos, à transparência e aos controles internos nas relações de trabalho. O último tema abordado foi “Integridade como ferramenta de combate à corrupção”.
Os servidores e colaboradores, presentes no auditório do MEC, conheceram mais sobre o Radar Anticorrupção, Programa de Prevenção à Corrupção desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura, que tem como objetivo a adoção de ações voltadas à prevenção, à supervisão, ao enfretamento e à mitigação de riscos de fraude e corrupção no âmbito da respectiva Pasta. Essa iniciativa é baseada em oito pilares.
Entre os fundamentos estão a conexão integrada com órgãos para compartilhamento de informações; a seleção transparente de profissionais com base em análise curricular e de habilitação; o incentivo do uso de canais oficiais de denúncia do Ministério da Infraestrutura; a confecção e a distribuição de manual de conduta para a compreensão de atos que possam lesar a Administração Pública, o guia rápido de interação com o setor privado.
Após a última apresentação, o Ministério da Educação encerrou oficialmente o ciclo de dez palestras, em que reforçou o compromisso com o trabalho técnico focado na educação, dentro do contexto da governança, da integridade e da transparência, eixos que foram desenvolvidos durante os debates que contaram com a presença de palestrantes convidados.
Saiba Mais
O primeiro Ciclo de Palestras de Fomento à Integridade teve início no dia 17 de maio e promoveu debates todas as semanas, presencialmente e com transmissões ao vivo, com temas de interesse da Administração Pública que promovessem a integridade pública como forma sustentável de prevenção à corrupção, restauração da confiança e prestação de serviços públicos com mais qualidade.
Foram abordados temas como planejamento estratégico, gestão de riscos, assédio moral, importância do canal de denúncia para o trabalho de integridade, proteção ao denunciante, entre outros.
Assessoria de Comunicação do MEC