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INTERNACIONAL
Brasil encerra missão em Israel
A missão brasileira em Israel terminou, na quarta-feira (21), após o cumprimento de uma série de visitas técnicas e compromissos oficiais que contribuíram para o compartilhamento de experiências entre as duas nações no âmbito da educação especial. A comitiva do Ministério da Educação (MEC) visitou instituições e órgãos de ensino do país, que atuam diretamente com a temática para conhecer suas ações e políticas públicas que foram implementadas com sucesso.
Após uma série de reuniões na Universidade de Tel Aviv, a secretária de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, Karine Silva dos Santos, os coordenadores-gerais de Educação Especial e a representante[GSM1] da Assessoria Internacional partiram para a Universidade Hebraica de Jerusalém, [GSM2] onde se reuniram com os professores e pesquisadores da área do autismo. O debate envolveu a formação docente e os investimentos realizados pelo Brasil para aperfeiçoar esse atendimento.
Foi apresentado, aos representantes do MEC, o trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro de Autismo, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que faz interface entre pesquisa, atendimento clínico e atenção à comunidade, como encontros com pais, professores e especialistas. O Centro de Autismo também envolve os estudantes que estão saindo da universidade em cursos, conferências internacionais e nacionais que os incentivem a continuar atuando no campo.
Uma equipe disciplinar do Centro de Autismo avalia a criança e traça o um perfil considerando os aspectos da comunicação, o comportamento e sua questão emocional, com a finalidade de realizar uma intervenção no seu processo de desenvolvimento. Todo esse processo visa inseri-la na sociedade.
Intervenção precoce
Na Escola Beit Issie Shapiro, em Ra’anana, o centro de intervenção precoce existe há cerca de 30 anos e atua em todo o país, em diversas unidades que ofertam atendimento e intervenção precoce para crianças de 6 meses a 3 anos de idade com uma abordagem multidisciplinar que procura alinhar a teoria à prática por meio de um trabalho transdisciplinar, incluindo a importante participação da família. Para as demais idades, como adolescentes, jovens e idosos, a instituição oferece diversos atendimentos terapêuticos.
A delegação brasileira, acompanhada pelo embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro Garcia de Freitas, foi recebida pelo corpo diretivo e por docentes da instituição. Na ocasião, eles presenciaram aulas dirigidas a estudantes que fazem parte do público da educação especial, de bebês a idosos, e depoimentos de estudantes.
No último dia da visita técnica, a delegação brasileira foi recebida na Universidade de Haifa, que compartilhou pesquisas direcionadas à língua de sinais, aos programas e às ações pedagógicas no campo da educação de surdos. Ainda em Ra’anana, a delegação visitou um centro de autismo e conheceu a política pública e as estratégias de trabalho para atenção aos indivíduos com autismo a partir dos 12 anos de idade.
Assessoria de Comunicação Social da MEC com informações da Semesp