Notícias
INOVAÇÃO
2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica apresenta projetos e pesquisas das instituições
A segunda edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, organizada pelo Ministério da Educação (MEC), reuniu estudantes, familiares, professores e diversos atores da educação, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro. Com o tema “Inovação e Tecnologia”, o evento foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as ações e os projetos realizados por estudantes e pesquisadores das instituições.
Na programação, houve palestras, oficinas, apresentações de trabalhos acadêmicos e exposições de projetos. Os estudantes puderam ver um pouco da prática do aprendizado e das iniciativas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.
O ministro da Educação, Victor Godoy, reforçou a importância dessa modalidade educacional. “Quantos jovens terminam o ensino médio sem qualquer formação técnica para iniciar no mundo do trabalho? Os cursos técnicos profissionalizantes colaboram para que esses jovens tenham protagonismo e estejam mais confiantes sobre a sua formação futura.”, enfatizou.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant’Ana, reforçou a importância de unir os principais atores da educação e destacou a iniciativa da realização conjunta dos eventos, entre o MEC e o Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação. “A educação e a ciência são indissociáveis e essa relação é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e avanço no nosso país.”, destacou.
Neste ano, completam-se 113 anos da instituição do ensino profissional no Brasil, que tem se consolidado para a promoção de uma educação pública e de qualidade, que permita o acesso ao mercado de trabalho. Segundo o secretário Tomás Sant´Ana, “Os cursos técnicos estão em expansão e atraem jovens, que são preparados para atuarem nos setores produtivos”.
O estudante Romero Antônio Mendonça, de 18 anos, achava que seria arquiteto, mas depois de cursar o ensino técnico profissional se identificou com análise e desenvolvimento de sistemas. Hoje, já na graduação, ele desenvolveu um projeto pelo Instituto Federal do Piauí custeado pelo MEC. “É um aplicativo de apraxia da fala para ajudar pessoas que tiveram derrame, ou seja, distúrbios que dificultam os movimentos musculares para produzir os sons. Estou contente com o resultado e convicto de que quero ser pesquisador e aprofundar meus conhecimentos.”, destacou.
O professor de computação Otílio Neto e seus estudantes do Instituto Federal do Piauí apresentaram uma solução tecnológica para ajudar médicos no tratamento contra o câncer de mama. “O uso de imagem de ressonância magnética é mais eficaz e menos invasivo que a mamografia e deverá ser lançado em breve no mercado. Estamos muito orgulhosos!”, comentou.
A Educação Profissional e Tecnológica possibilita que o jovem cidadão identifique o que deseja para o futuro e, principalmente, atue na área de seu interesse. A jovem Ana Luíza Braun, de 17 anos, está determinada: quer fazer engenharia aeroespacial. “Amo astrofísica e espero um dia ir até a lua.”, disse ela.
Programação ─ O espaço de 40 mil metros quadrados também foi dividido com as programações da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento contou também com a presença de outros ministérios parceiros, como o da Defesa, do Turismo e do Desenvolvimento Regional, além dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.
Assessoria de Comunicação do MEC