Seminário Trilhas de Aprendizagem em Intersetorialidade na Educação
-
Programação
23/05 – QUINTA-FEIRA – 1º DIA DO EVENTO
08h às 08h30 Credenciamento
08h30 às 09h30
09h30 às 10h15Apresentação Cultural / Solenidade de Abertura
Painel: A Intersetorialidade como Estratégia para o Desenvolvimento Regional- Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia/SUDAM
- Jorgiene dos Santos Oliveira - Diretora de Planejamento e Articulação de Políticas/DPLAN
Painel:Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação
- Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino/MEC
- Roberto Wagner da Silva Rodrigues – Diretor de Articulação Intersetorial - DAI/SASE/MEC
10h15 às 10h30 Coffee Break
10h30 às 12h Apresentação de Experiências - Parte I (exposição de 12 min. por experiência)MUNICÍPIO EXPERIÊNCIA SEDUC/TO
Márcia Cristina BrasileiroAlfabetiza Mais Tocantins
Descrição: Compromisso Tocantinense da Criança Alfabetizada que visa a alfabetizar 100% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental.
Colinas/RS
Ana JasperPrograma Colinas 1000 dias para mudar uma vida inteira
Descrição: Ação que visa melhorar os serviços básicos (saúde, educação e assistência), bem como a infraestrutura urbana para crianças na primeira infância e seus cuidadoresAraguaína/TO
Nádya Reis de OliveiraPráticas qualificadas de leitura e conto de histórias infantis
Descrição: Projeto desenvolvido à luz do selo Unicef para estimular e reconhecer avanços na
promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do
Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, e fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à
garantia dos direitos de crianças e adolescentes.Itacoatiara/AM
Keityane Costa MunizComitê Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Descrição: Intervenção para garantir direitos de crianças e adolescentes (direitos violados).Jundiaí/SP
Marcelo PeroniComitê das Crianças de Jundiaí
Descrição: Órgão consultivo criado para dar voz às crianças, contemplando suas ideias, propostas
e demandas a respeito da cidade, visando garantir a escuta e a sua participação na tomada de
decisões sobre o território onde vivem.Benevides/PA
Kelly Lene C. EuclidesBenevides Cidade das Crianças
Descrição: Promoção do protagonismo infantil no desenvolvimento de políticas públicas
especificas voltadas para o respeito e a autonomia de mobilidade da criança, seus direitos à
igualdade social e de brincar, com inserção de diretrizes e programas no processo de revisão do
Plano Diretor Municipal.12h às 12h30 Debate
12h30 às 14h Almoço14h às 15h15 PAINEL: EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, CIDADANIA E SEGURANÇA • Ministério da Educação - Coordenação-Geral do Programa Escola em Tempo Integral
Programa Escola em Tempo Integral - Cibelle Galvão
• Universidade Federal do Pará-UFPA
A UFPA na Formação com Educação Integral e Intersetorialidade - Wilson da Costa Barroso
• Secretaria Municipal de Educação de Pacaraima/RR
Projeto Municipal de Acolhimento aos Estudantes Venezuelanos Estrangeiros, Indígenas e Não Indígenas - Alsione Pereira de Alencar Sulbaran
• Município de Almirante Tamandaré/PR
Município Educador Almirante Tamandaré - Jucie Parreira dos Santos
• Município de Recife/PE
Rede COMPAZ - Paulo Roberto Xavier de Moraes
15h15 às 15h45 Debate
15h45 às 16h Coffee Break
16h às 17h45 Mesa de Exposição de Experiências - Parte II (exposição de 12 min. por experiência)MUNICÍPIO EXPERIÊNCIA: Santana/AP
Gabriela Morais da LuzRoda de Conversa com a EJA
Descrição: Visa reunir profissionais da EJA e instituições públicas e privadas para abordar o tema e criar um perfil de atuação para o sucesso da modalidade no Município de Santana.Gurupi/TO
Meire Lúcia Andrade da
SilvaESTARTE
Descrição: Programa de melhoria na gestão da Educação Municipal de Gurupi: sistema e unidades
escolares – superando desafios, apresentando perspectivas e compromissosSantarém/PA
Werlison Silva de SousaProjeto de Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Descrição: Ação junto à associações locais mantenedoras de Casas Familiares Rurais filiada à
Federação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará - FECAFAR-PARÁ, que atua com a
Pedagogia da Alternância, Casas Familiares Rurais e Segurança Alimentar Nutricional e
Instrumentos Pedagógicos.Juruti/PA
Maria Raimunda Melo da
SilvaCasa Família Rural e Escola de Sustentabilidade
Descrição: Projeto que visa manter o jovem no campo com condições para que não falte alimento
e formar novas lideranças para aturem nos Movimentos Sociais.Horizonte/CE
Antônia Joseane Alves
FreireProjeto Beija-Flor
Descrição: Abordagem intersetorial para otimizar recursos financeiros e humanos para integração
e cooperação entre os setores governamentais e não-governamentaisPalmas/TO
Tatiana Costa MartinsComissão Intersetorial de Políticas Públicas
Descrição: Articulação intersetorial para dar celeridade ao diálogo e elaboração dos planos intersetoriais de atendimento à famíliaPorto Velho/RO
Juliene Rezende OliveiraPrograma Mais Educação Infantil
Descrição: Destinado a atender demanda de vagas da Educação Infantil não suprida pela Rede
Municipal de Ensino de Porto Velho em escolas privadas, a partir de parcerias firmadas.17h45 às 18h30 Debate
24/05 – SEXTA-FEIRA – 2º DIA DO EVENTO
8h às 9h30 PAINEL: BUSCA ATIVA ESCOLAR Gurupá/PA
Cleidiane da Silva AndradeVisa garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos de acesso e
permanência na escola, com uma educação de qualidade que desenvolva habilidades e
competências inerentes aos domínios motor, cognitivo e socioafetivo.Tucumã/PA
Nelma Silva LedoBusca resgatar alunos que estão em evasão escolar Manacapuru/AM
Márcia Silva de SouzaA estratégia visa a permanência de crianças e adolescentes na escola Alenquer/PA
Elenilsa Mendes Barbosa da
SilvaIdentificar as crianças e adolescentes em situação de risco de evasão escolar, as causas e criar
estratégias para manter os estudantes na escola.São Sebastião da Boa Vista/PA
Marisandra de Oliveira FariasTem o objetivo de trabalhar de forma intersetorial com as secretarias de saúde, educação e
assistência social, na identificação, registros e monitoramento de alunos que estejam fora da
escola ou com risco de evasão escolarCanaã dos Carajás/PA
Patrícia Rodrigues de BritoBusca apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e
adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.Manaus/AM
Luiz Antônio JacintoTem o objetivo de promover a busca ativa e combater a violência contra a crianças adolescentes
9h30 às 10h Debate
10h às 10h15 Coffee Break10h15 às 12h30 RODA DE CONVERSA: DIÁLOGOS REDE DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
- Afuá/PA
Valdineia Silva de Souza
Diretora de Ensino
- Anajás/PA
Silas de Jesus Soares da Silva
- Bagre/PA
Elianete de Jesus Farias da Cunha
Secretária de Educação
- Breves/PA
Gelly de Jesus Lima Santos
Secretária de Educação
- Chaves/PA
Delzirene de Brito Abdon Pantoja
Secretária de Educação
- Curralinho/PA
Jonas Lopes de Farias
Coord. de Programas Educacionais
- Gurupa/PA
Cleidiane da Silva Andrade
Assessora Técnica Pedagógica
- Ponta de Pedras/PA
Mirian Lobato Junior
Secretária de Educação
- Salvaterra/PA
Elenize Moraes dos Santos
Coordenadora Pedagógica - Santa Cruz do Arari/PA
Gilcileia Leal de Leal
Coordenadora Pedagógica
- Muaná/PA
Elde Pereira Barbosa
Secretário de Educação
- São Sebastião da Boa Vista/PA
Marisandra de Oliveira Farias
Professora
- Soure/PA
Wallacy Gonçalves
Psicopedagogo
EMENTA: O diálogo intersetorial como estratégia para garantia do direito à educação escolar de crianças, jovens e adultos,frente aos problemas complexos do território. A Intersetorialidade para o Desenvolvimento Regional e sua Relação com a
Educação.
QUESTÃO: Como a intersetorialidade com a educação pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da Ilha de Marajó?
Rodada 1 (1h): Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Curralinho, Gurupá Rodada 2 (1h): Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Soure Secretário/Relator (15´)
12h30 às 14h00 Almoço
14h às 16h Visita técnica
Experiência Unidade Amiga da Primeira Infância – UAPI/Belém
16h30 às 18h Atividade de encerramento -
Informações úteis
BELÉM/PA, 23 e 24 de maio de 2024
Travessa Antônio Baena, 1113 - Marco, Belém-PA Sede da SUDA