Eixo Articulação e Fortalecimento
A Plataforma Aprenda Mais é uma ferramenta de Cursos On-line (MOOC) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), na forma de ambiente virtual, para oferta de cursos on-line abertos e massivos, com emissão de certificados para os concluintes.
O projeto teve início em 2020 com o objetivo de ampliar a disponibilização de cursos massivos da Rede Federal e para a sociedade em geral, possibilitando mais opções de qualificação para os brasileiros e de forma on-line e livre. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a plataforma tem expectativa de atingir 54.720 matrículas em 2021, 109.440 matrículas em 2022, 164.160 matrículas em 2023, 218.880 matrículas em 2024 e 273.600 matrículas em 2025; totalizando assim 820.880 matrículas.
Saiba mais em https://aprendamais.mec.gov.br/
Benefícios: Atingir 820.880 alunos até 2025 por meio da oferta inicial de pelo menos 90 cursos.
Público-alvo: Sociedade em geral.
Parceiros: IFRS
Qualifica Mais
O Qualifica Mais é um conjunto de linhas de fomento que atendem a demandas específicas de cursos técnicos ou de qualificação profissional apresentadas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As demandas são trabalhadas e, se qualificadas para fomento, são selecionados ofertantes para atendê-las.
Emprega Mais
A linha de fomento Qualifica Mais – Emprega Mais é uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e a Secretaria de Políticas Públicas para o Emprego (SPPE) do Ministério do Trabalho e Emprego. Iniciada como um projeto-piloto em março de 2021, busca potencializar a entrada dos estudantes egressos no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional. As ofertas são desenhadas a partir de demandas do mercado de trabalho, seja a partir de contatos com o setor produtivo ou para atender a projeções feitas com indicadores de trabalho, emprego e renda. A etapa-piloto ofertou vagas em cursos de programação para jovens em cidades metropolitanas indicadas pelo setor produtivo.
A segunda etapa da ação selecionará parceiros ofertantes das redes públicas estaduais para oferta de cursos em áreas que ao longo do tempo têm apresentado tanto crescimento de empregos como aumento de salários (dados do Mapa de Demanda EPT 2.0).
Público-alvo: jovens e adultos maiores de 18 anos.
Benefícios: inclusão produtiva, empregabilidade e qualificação profissional de cidadãos.
Clique aqui e saiba mais sobre o Qualifica Mais Emprega Mais
O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga-horária mínimade 200h. A iniciativa atende aos objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área, entre outros. O Qualifica Mais soma-se às ações do Energif para qualificar e ampliar a oferta de profissionais no segmento das Energias Renováveis por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.
Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e o Colégio Pedro II).
Público Alvo: interessados que tenham 18 anos ou mais, ensino fundamental anos iniciais – completo.
Benefícios: inclusão produtiva, empregabilidade e qualificação profissional de cidadãos.
O Mapa de Demanda tem por objetivo identificar as necessidades regionais por qualificação profissional. A partir do cruzamento de dados socioeconômicos e do mercado de trabalho, o painel orienta a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) alinhando a demanda regional do mercado de trabalho com a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese/MG), a nova versão do Mapa de Demandas tem como principal diferencial uma nova metodologia de projeção de ofertas. Com a mudança de metodologia de coleta de dados do Caged, a nova medição tem por base a série histórica da Rais, e agrega também a evolução dos salários das famílias ocupacionais. As análises buscam identificar tendências estruturais de crescimento, apontando a correlação entre a variação do quantitativo de postos de trabalho e a variação da remuneração correspondente.
Público-alvo: sociedade; gestores das redes federal, estaduais e municipais.
Benefícios: promover o alinhamento da oferta de qualificação técnica e profissional de forma regionalizada à real necessidade do mercado de trabalho.
Parceiros: Sedese-MG
Clique aqui e acesse o Painel do Mapa de Demandas
O curso de Mentoria para a Educação Profissional destina-se a professores do ensino fundamental II e do ensino médio para que possam atuar como orientadores dos estudantes nas suas escolhas de itinerários formativos, no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), tendo como foco as possibilidades de oferta do itinerário de formação técnica e profissional.
Serão ofertados, pela Plataforma Avamec, 5 cursos MOOC de 40h:
- Educação Profissional: estrutura e possibilidades formativas.
- Concepções de trabalho e profissionalização.
- Processos de orientação educacional e profissional.
- Ações de orientação educacional e profissional.
- Projeto de intervenção para orientação educacional e profissional.
No dia 23/09, será lançado o primeiro curso MOOC com uma oferta de 10.000 vagas pelo Avamec. Como perspectiva, tenciona-se ampliar o projeto para um curso de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento direcionado aos concluintes dos 5 cursos MOOC com a expectativa de capacitar 10.000 docentes até 2023.
Benefícios: capacitação de docentes para o Novo Ensino Médio.
Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio
Parceiros: IFES
Clique aqui para participar do curso de mentoria
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica destina-se à formação de professores para atuar no itinerário da formação técnica e profissional do Novo Ensino Médio (NEM), tendo em vista as competências e habilidades específicas requeridas para atuação pedagógica nesses cursos. No Evento do Dia da EPT, será divulgada a chamada para as instituições ofertantes do curso.
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de realizar a oferta do curso na modalidade a distância.
Benefícios: Capacitar docentes por meio da oferta de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em docência para a Educação Profissional e Tecnológica voltada ao Novo Ensino Médio
Público-alvo: Docentes das redes estaduais públicas de ensino.
Parceiros: IFES e CAPES
Simplificação e desburocratização do processo de certificação profissional por instituições públicas e privadas, garantindo gratuidade para o trabalhador, confiabilidade e transparência dos processos.
Instituído por meio da Portaria MEC nº 24, de 19 de janeiro de 2021, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Re-Saber), no âmbito do Ministério da Educação, o Re-Saber é uma rede de certificação profissional gratuita que atenderá aos trabalhadores que reúnem saberes e competências desenvolvidas ao longo da vida e não possuem o reconhecimento formal.
Parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), o objetivo do Re-Saber é incentivar a inclusão socioprodutiva e dar a oportunidade de continuidade dos estudos e a elevação da escolaridade formal no país. O novo processo de certificação começará pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. E, num segundo momento, será estendido às redes de ensino estaduais e municipais.
Benefícios: inserção social de cidadãos maiores de 18 anos, aumento do número de matrículas de educação profissional e tecnológica, ampliação de oferta de certificação de saberes e competências profissionais.
Público-alvo: cidadãos maiores de 18 anos que adquiriram competências em ambientes não escolares.
Parceiros: IFSC
Clique aqui e saiba mais sobre o Re-Saber