Os países da América Latina e do Caribe (LAC) estão não apenas entre os mais afetados no mundo pela pandemia de COVID-19 em termos socioeconômicos, mas também em termos de duração do fechamento das escolas. À medida em que as escolas retomam suas atividades e operações, os países da região enfrentam o desafio urgente de lidar com as perdas de aprendizado dos alunos e reengajar aqueles que abandonaram a educação ou aqueles que correm o risco de fazê-lo. Apesar das dificuldades à frente, a crise também apresentou uma oportunidade para os países: a oportunidade de reinventar a educação e suas práticas educativas, para que ela possa ser o motor de um desenvolvimento econômico forte, inclusivo e sustentável, e sustentar comunidades e sociedades equitativas.
A Conferência de Ministros de Educação da América Latina e Caribe / OCDE é uma oportunidade para os ministros da educação da região e outros representantes governamentais de alto nível olharem para trás, tirando lições dos últimos dois anos; para frente, considerando o futuro que desejam para seus países em médio e longo prazo; e para fora, aprendendo com a experiência de seus pares na região. Para apoiar esta reflexão, os Ministros serão convidados a concentrar-se em quatro áreas-chave de políticas públicas que serão a base para uma recuperação forte e inclusiva.