Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral | Cuiabá
-
Programação
3/8 | Cuiabá (MT)
9h às 9h30 | Apresentação Cultural e Solenidade de Abertura
Autoridades- Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp - Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
- Alan Resende Porto - Secretário de Educação de Mato Grosso
- Edilene de Souza Machado - Secretária Municipal de Educação de Cuiabá/MT
- Emanuel Pinheiro - Prefeito de Cuiabá
- Fabiany de Cássia Tavares Silva - Vice-Presidente Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANP)
- Gesuina Leclerc - representante da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC)
- Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt - Secretária de Educação Básica da SEB/MEC
- Manoel Humberto Gonzaga Lima - Presidente da Uncme Nacional
- Maurício Ernica - Coordenador Geral de Equidade Escolar da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão da Secadi/MEC
- Ricardo Tonassi - Presidente do Foncede
- Silvio Fidelis - Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande (MT), presidente da Undime Mato Grosso, presidente da Undime Região Centro-Oeste
10h30 às 12h | Educação Integral como princípio integrador e articulador das etapas e modalidades na Educação Básica
>>> #MECAoVivo | Cuiabá | 3/8 | Manhã
Mediador- Alexsandro Santos - diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC
Painelistas
- Gina Viera Ponte de Albuquerque
- Regina Lúcia Borges Araújo
- Fabiany de Cássia Tavares e Silva
- Maurício Ernica
14h às 17h | Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação infantil - Orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas
>>> #MECAoVivo | Cuiabá | 3/8 | Tarde
Mediadora
- Luciana Morais - coordenadora-geral de Educação Infantil do MEC
Painelistas
- Ordália Alves de Almeida
- Beatriz Abuchaim
- Geraldo Grossi Junior
- Erica Martins
19h às 21h | A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral
- Natacha Costa
Painelistas- Fabiano dos Santos Piúba
- João Moura
- Juana Nunes
- Marcos Sorrentino
- Andréa Ewerton
4/8 | Cuiabá (MT)
9h às 12h | Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental - Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais
>>> #MECAoVivo | Cuiabá | 4/8 | Manhã
Mediadora
- Fátima Thimóteo
Painelistas
- Tereza Perez
- Andrea Santos
- Patrícia Coutinho
- Sandra Limonta
- Marcela Rezende Guimarães Martins
14h às 17h | Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio - Subsídios para a nova Política do Ensino Médio
>>> #MECAoVivo | Cuiabá | 4/8 | Tarde
Mediadora
- Valdirene Alves
- Alessandra Thomaz
- Danielle Araújo Ferreira Marques
- Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp
19h às 21h | Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios
>>> #MECAoVivo | Cuiabá | 4/8 | Noite
Mediadora
- Tereza Farias - coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica do MEC
Painelistas
- Ariela Doctors
- Mariana Filizola
- Alelis Izabel de Oliveira Gomes
-
Palestrantes
Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp
Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação Especial. Graduação em Pedagogia, pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. Atualmente, é coordenadora de Políticas para Educação Especial, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.
Alelis Izabel De Oliveira Gomes
Especialista em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Graduada em História e Pedagogia. Diretora da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad. Professora no curso de Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica. Coordenadora Regional – Mato Grosso do Sul, da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação/Uncme. Coordenadora da Coordenadoria Psicossocial e Assistência ao Estudante/Casa do Valorização da Vida – CPAE/Semed.
Alessandra Tomaz
Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa em Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Professora de Geografia do Ensino Médio.
Andréa Ewerton
Doutora em Educação Física, pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Mestra em Lazer, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Políticas Públicas Flacso/Perseu Abramo. Especialista em gestão de políticas públicas Unicamp/Perseu Abramo. Servidora Municipal e Estadual da Educação, em Belém, e Diretoria de Gestão de Parcerias SNEAELIS/MESP.
Andréa Santos
Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Ciências da Educação e em Psicopedagogia. Possui Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora e Assessora Pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá/MT. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá pelo biênio 2021-2023.
Ariela Doctors
Especialista em Educação Sistêmica Integral. Mestranda em nutrição, pela Faculdade de Saúde Pública (USP). Atualmente, trabalha na concepção e execução de projetos, gestão de equipes, educação e alfabetização culinária, pesquisa e desenvolvimento de material didático em metodologias inovadoras de ensino.
Beatriz Abuchaim
Doutora em Educação/Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Graduação em Psicologia, pela PUC-RS. Atualmente, é gerente de Conhecimento Aplicado, na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Danielle Araújo Ferreira Marques
Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Psicóloga, Analista de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo de Mato Grosso.
Erica Martins
Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Patologia Molecular, pela UnB. Graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente, é diretora da Diretoria de Educação em Tempo Integral, na Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Fabiano Dos Santos Piúba
Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professor, escritor, historiador e gestor cultural.
Fabiany de Cássia Tavares Silva
Pós-Doutora em Educação (Unifesp). Professora Titular da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Vice-presidente Centro-Oeste Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (Anped).
Geraldo Grossi Junior
Mestre em Educação, pela UFMT (2011). Doutorando em Educação, pela UFT - Programa Educanorte. Professor efetivo da rede pública estadual de educação básica de Mato Grosso. Técnico do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.
Gina Vieira Ponte de Albuquerque
Mestra em Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em EaD, em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais. Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília. Autora do Projeto Mulheres Inspiradoras.
João Moura
Mestre em Ciências da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduado em Teologia, pela Faculdade Unida de Vitória. Licenciando em Pedagogia, pela Universidade Estadual Darcy Ribeiro (UENF). Bacharelando em Direito, pela Universidade Nove de Julho - SP. Atualmente, é coordenador-geral, Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Gabinete do Ministro, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Juana Nunes
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Contemporânea, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Atualmente, é diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sede).
Marcela Rezende Guimarães Martins
Especialista em Educação Integral, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Educação Física, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, é coordenadora de Programas e Projetos, da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.
Marcos Sorrentino
Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMAMC). Professor sênior, da Universidade de São Paulo (USP).
Mariana Filizola
Mestre em Mídias Digitais e Educação, pela University College London. Atualmente, está à frente da Coordenação-Geral de Educação Midiática, da Secretaria de Políticas Digitais ligada à Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Maurício Ernica
Professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador-Geral de Equidade Educacional (Secadi/MEC). Atua como pesquisador do Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas da Unicamp.
Natacha Costa
Graduada em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestranda na Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo (USP).Diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006.
Ordália Alves de Almeida
Pós-Doutora em Sociologia da Infância, pelo Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, Braga/Portugal. Doutora em Educação - Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação - Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Graduada em Direito, pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente, é diretora pedagógica do Centro de Educação Infantil do Detran/MS.
Patrícia Coutinho
Especialista em Gestão de Projetos, com certificação Internacional em Gestão de Projetos Sociais. Bacharel em Engenharia da Computação. Coordenadora Estadual da Estratégia Busca Ativa Escolar. Coordenadora e Mentora de Carreira do Programa Ensina Brasil.
Regina Lúcia Borges Araújo
Mestra em Programa de Formação de Professores e Conselheiros Educacionais em Fase de Qualificação. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente, é vice-presidente Região Centro Oeste/Cuiabá MT, da Uncme Nacional, e professora aposentada da rede estadual.
Sandra Valéria Limonta
Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação, pela Unesp/Campus Marília. Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora associada da Faculdade de Educação da UFG, atua no curso de Pedagogia na área de didática e estágio supervisionado e no programa de pós-graduação em educação na linha de pesquisa formação, profissionalização docente e trabalho educativo.
Tereza Perez
Graduada em Pedagogia. Diretora-presidente da Comunidade Educativa Cedac.
-
Informações úteis
- Evento híbrido (presencial com transmissão ao vivo).
- Transmissão ao vivo nos canais oficiais do MEC.
- Evento regionalizado nas cinco regiões do país.
- Articulado e em diálogo com Redes de Ensino, Associações de Redes Públicas de Ensino, Universidades, Pesquisadores, Fóruns de Conselhos, Organizações da Sociedade Civil e Ministérios atuantes na agenda.
- Segmentação por etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e consideração às modalidades especiais (Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Bilíngue de Surdos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola).
Transmissões ao vivo
- #MECAoVivo | Cuiabá | 3/8 | Manhã
- #MECAoVivo | Cuiabá | 3/8 | Tarde
- #MECAoVivo | Cuiabá | 3/8 | Noite
- #MECAoVivo | Cuiabá | 4/8 | Manhã
- #MECAoVivo | Cuiabá | 4/8 | Tarde
- #MECAoVivo | Cuiabá | 4/8 | Noite
Galeria de Foto
-
Mais informações
cogeti@mec.gov.br