Ciclo de Seminários Regionais de Intersetorialidade | Passo Fundo RS
-
Programação
Dia 05 de dezembro
9h00 às 10h| Solenidade de abertura
10h15 às 11h00| Intersetorialidade na Educação, construção e estratégias de implementação – Ministério da Educação
Roberto Wagner da Silva Rodrigues -SASE/MEC
11h00 às 11h45| Experiência de Passo Fundo como cidade educadora Secretaria Municipal de Educação
Denise Cornélio da Luz
11h45 às 12h15| Debate
12h15 às 14h00| Intervalo de almoço
14h30 às 16h30| Apresentação das experiências – Parte I
Idoso Mestre da Vida
Município - Concórdia/RS: Gládis Regina Bizolo dos Santos
Objetivos da Experiência: contribuir para o fortalecimento de vínculos entre crianças e idosos, com encontros intergeracionais promovendo convivência comunitária, participação de idoso, prevenção de violência e à negligência contra idoso
Comitê Articulador Intersetorial e Interinstitucional – CAII da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam de São Leopoldo – REDHUMANI/SL
Município - São Leopoldo- RS: Sandra Lilian Silveira Grohe
Objetivos da experiência: articular instituições de educação e gestão pública pela humanização da educação, formação escolar e acadêmica integral e vida democrática, nos diferentes territórios; estimular a realização de pesquisas, projetos, publicações sobre territórios educativos, currículo em rede, justiça curricular.
Busca Ativa Escolar: acompanhamento de alunos da Rede Municipal de Santiago que estão fora da escola ou em risco de evasão
Município - Santiago - RS: Mara Elizete Rebelo de Lourenço
Objetivos da experiência: mapear e identificar as causas da exclusão ou do risco de exclusão; criar subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão escolar e implementação de estratégias para manter os estudantes na escola; acompanhar a (re)matrícula na escola mais próxima ao território da família da criança estudante.
Universidade de Passo Fundo - UPF Cidade Educadora
Município-Passo Fundo – RS: Daniela Santos
Objetivos da experiência: promover processos de formação continuada das Cidades Educadoras da região; fomentar a construção de propostas/estratégias/políticas públicas; potencializar espaços de reflexão diante dos problemas complexos das cidades e auxiliar na construção de cidades mais justas, humanas e democráticas.
16h30 às 16h45| Coffee break
16h45 às 17h15| Debate
17h15 às 18h15| Apresentação das experiências – Parte II
Programa Colinas 1000 Dias – Para Mudar uma Vida Inteira
Município – Colinas – RS: Ana Paula Jasper
Objetivos da experiência: melhorar os serviços básicos (saúde, educação e assistência), bem como a infraestrutura urbana para crianças na primeira infância e seus cuidadores.
Piên – RS- Feira da Lua
Município – Piên – RS: Josnel Grosskopf
Objetivos da experiência: fortalecer vínculos entre crianças e idosos, com encontros intergeracionais, promovendo a convivência comunitária, articulação com as escolas municipais, estaduais e centros de convivência, o fortalecimento de vínculos com a participação do idoso. Apresentação de fotos antigas e contação de histórias do tempo de criança dos idosos.
Soledade - RS Soledade com o protagonismo das crianças e jovens
Município – Soledade – RS: Sílvia Regina Carneiro
Objetivos da experiência: construir, desenvolver e avaliar o projeto, intersetorialmente e em rede para a vivência dos núcleos basilares da Educação Integral e dos princípios das Cidades Educadoras.
Curitiba - PR Comitê Gestor Intersetorial Curitiba Cidade Educadora
Município – Curitiba – PR : Emília Devantel Hercules
Objetivos da experiência: orientar, executar e disseminar a Carta das Cidades Educadoras, no âmbito da Administração Municipal, propondo medidas de melhoria da qualidade de vida aos munícipes; fomentar o estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas e demais atores envolvidos no processo de execução de ações e serviços que fortaleçam a implementação de uma Cidade Educadora; sensibilizar a comunidade da sua importância como formadora de cidadãos conscientes e atuantes.
18h15 às 18h45| Debate
18h45| Encerramento das atividades do dia
Dia 06 de dezembro
8h30 às 10h30 | Apresentação das experiências – Parte III
Santa Maria - RS Traçados Estratégicos Para Uma Santa Maria Como Cidade Educadora
Município Santa Maria – RS: Adriana Medianeira Rodrigues Pilar
Objetivos da experiência: promover um movimento de valorização cidadã das identidades territoriais urbanas como potencialidades educativas, norteado pela (BNCC 2018) e pelos ODS da Agenda 2030, com vista à inserção de Santa Maria na Rede Brasileira de Cidades Educadoras.
Santiago - RS Busca Ativa Escolar: acompanhamento de alunos da Rede Municipal de Santiago que estão fora da escola ou em risco de evasão
Município Santiago – RS: Maria Elizete Rebelo de Lourenço
Objetivos da experiência: mapear e identificar as causas da exclusão ou do risco de exclusão; criar subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão escolar e implementação de estratégias para manter os estudantes na escola; acompanhar a (re)matrícula na escola mais próxima ao território da família da criança estudante.
Apucarana-PR Unida contra a dengue: aqui o mosquito não entra
Município Apucarana: Margarete Maria Baldini
Objetivos da experiência: engajar a comunidade através da educação em saúde ambiental, valorizando ações que promovam a qualidade de vida e sustentabilidade na convivência harmônica entre pessoas e natureza; alinhar as ações desenvolvidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; fomentar os estudantes a se tornarem agentes ativos contra as arboviroses.
10h30 às 10h45 | Coffee break
10h45-11h30| Debate
11h30-12h30| Encaminhamentos
14h00-17h00| Visita técnica aos projetos de intersetorialidade:
- Escola das Profissões
Espaço de oportunidade para qualificação para o mundo do trabalho. As vagas serão direcionadas, preferencialmente, para pessoas acima de 18 anos de idade que completaram ou estejam cursando o Ensino Médio. Prioridade para a seleção, gestantes e mães acompanhadas pelo programa Meu Bebê, Meu Tesouro, imigrantes, pessoas com deficiência, beneficiários do CadÚnico e participantes do programa Café com Emprego.
- Parque do Banhado da Vergueiro
Um dos principais espaços públicos de Passo Fundo, está aberto para visitações. Além da contemplação da fauna e flora que preenchem o lugar, a Secretaria de Meio Ambiente promove ações como foco na educação ambiental.