Processo de Elaboração do PDP 2025
O processo de elaboração do PDP MEC 2025 contou com a ampla participação das unidades do Ministério. Inicialmente, o Cetremec realizou reuniões com as chefias de gabinete para explicar a metodologia de construção do PDP, reforçando a importância da participação ativa de todas as unidades.
Na sequência, foi disponibilizado formulário Forms, por meio do qual todos os servidores e servidoras puderam indicar as suas demandas de capacitação. Para essa fase, foram realizadas reuniões online com os servidores e servidoras para o esclarecimento de dúvidas sobre o preenchimento do formulário e sobre o processo de construção do PDP. Ao final do período de preenchimento, verificou-se expressiva adesão de participantes, com o preenchimento do formulário por 315 servidores e servidoras, o que representou quase metade da força de trabalho do MEC.
Esses dados foram consolidados em planilhas e organizados por unidades do MEC, as quais foram submetidas para validação dos gestores de cada unidade. Após essa validação, houve novo refinamento dos dados e um novo arquivo foi disponibilizado às áreas para conhecimento e possíveis observações.
Seguindo o trâmite exigido pela IN nº 21, de 2021, as informações coletadas, consolidadas e validadas foram inseridas no Sipec PDP e aprovadas pela autoridade máxima do MEC no prazo legal, 30/9/2024.