História
O Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec) remonta aos anos de 1970. Entre os anos de 1990 e 2011, passou a funcionar em um edifício com características arquitetônicas dos prédios históricos da Capital Federal; dentre eles, os do Plano de Construções Escolares de Brasília, idealizado por Anísio Teixeira.
A retomada do funcionamento do Cetremec na estrutura original, desativada em 2011, integra dimensões histórica, formativa e articuladora. O objetivo é preservar a estrutura física e a memória coletiva dos trabalhadores em educação do Ministério da Educação (MEC).
No âmbito pedagógico, o Cetremec visa valorizar e fortalecer a formação dos servidores para o enfrentamento dos desafios da gestão das políticas públicas educacionais. Institucionalmente, o centro atuará na articulação e consolidação de ações conjuntas com instituições públicas e privadas para elaboração e oferta de formação inicial e continuada.
Localizado na Avenida L2 Sul, o Cetremec possui salas de aula e um espaço de exposições itinerantes franqueado à visitação pública, com o objetivo de retratar elementos da educação brasileira, do MEC e de suas entidades vinculadas.
Nesse contexto de retomada, o Ministério preparou a exposição Educadoras e Educadores do Brasil, que retrata a importância da pluralidade de pensamento e da diversidade de vozes no âmbito das políticas educacionais.