Sistema Acesso Único
O Ministério da Educação, no ano de 2021, deu início ao projeto de Acesso Único à Educação Superior, parceria entre a SESU e a STIC. O Acesso Único vai além de uma ação de atualização tecnológica dos sistemas do Sisu, Prouni e Fies e está alicerçado em princípios como: segurança digital, modernidade, transparência, participação do usuário, integração, inteligência, monitoramento e economicidade.
Para a fase inicial foi entregue seu Design Thinking, durante a qual foram entrevistados os principais atores envolvidos: estudantes recém-saídos do ensino médio, candidatos de edições anteriores dos processos seletivos, IES, instituições financeiras, além dos gestores desses programas e que culminou com a publicação do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acessounico.mec.gov.br).
Essa primeira entrega do Projeto Acesso Único converge num único portal as informações dos processos seletivos, trazendo um visual moderno, intuitivo e interativo, propiciando ao estudante tudo que ele precisa para conhecer, se informar, decidir e acompanhar durante a sua participação.
Para a segunda fase iniciada em fevereiro de 2022 foi a de levantamento de requisitos dos três sistemas para o módulo de Inscrição e início de levantamento dos requisitos do módulo de adesão, respeitado especificidades de cada programa.
O projeto prevê ainda, mais segurança e outras novidades como integração de bases de dados, perfil do usuário e das IES, módulo de supervisão e de transparência para os órgãos de controle.