Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)
Instituído pela Portaria nº 30, de 26 de janeiro de 2016, o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) é uma política voltada à internacionalização da educação superior, de competência da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, no âmbito da Coordenação Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI/DIFES/SESu/MEC). Tem como principal objetivo promover ações em prol de uma política linguística para a internacionalização do ensino superior brasileiro, valorizando a formação especializada de professores de línguas estrangeiras.
O programa encontra-se em fase de revisão e aperfeiçoamento das ações empreendidas em parceria com as Instituições de Ensino Superior e parceiros internacionais.
Principais metas: Propiciar a formação inicial e continuada e a capacitação em idiomas de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das instituições de educação superior, inclusive da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país e para o processo de internacionalização da Educação.
Indicadores de resultados: Cerca de 79.178 inscrições em teste de proficiência TOEIC Bridge e 713.430 inscrições em teste de proficiência TOEFL ITP em 5 anos (2016 a 2020);
O programa também promoveu a Oferta de curso on-line em língua inglesa (MEO – My English Online), foram 591.842 inscrições em 4 anos (2016 a 2019);
Oferta de cursos presencias de idiomas estrangeiros (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Japonês), totalizando mais de 570 mil vagas em 4 anos (2016 a 2019).
Disponibilização de curso presencial de português para estrangeiros, com mais de 9 mil vagas disponibilizadas em 4 anos (2016 a 2019).