Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde - PRODEPS
Instituído pela Portaria MEC nº 1.053, de 24 de dezembro de 2021, o PRODEPS visa fomentar as atividades de preceptoria durante a fase de internato, por meio da oferta de bolsas preceptoria para os cursos de medicina das IFES sem hospitais próprios, para possibilitar a utilização dos espaços de instituições públicas de saúde locais como campo de prática para internato. Em 2022, aproximadamente 4.300 estudantes de 43 cursos de Medicina em 39 IFES foram contemplados com recursos do Programa, um investimento de R$13,4 milhões de reais no ano.
Nessa linha, a ação de suporte às Instituições Federais de Ensino Superior sem Hospitais Universitários (IFES sem HU) visou ao apoio no funcionamento de cursos de graduação em medicina que não dispõem de hospitais universitários próprios para fins de utilização como cenários de prática para o internato, por meio de recursos de custeio.
Neste ano, R$27 milhões foram alocados a 40 IFES que possuem cursos de medicina com estudantes matriculados em fase de internato e dependem de cenários de prática em instituições de saúde locais, beneficiando aproximadamente 4.800 estudantes de 5º e 6º ano do curso.
Visite o Painel da Educação em Saúde!
O Painel da Educação em Saúde de Inteligência de Negócios (BI) visa registrar métricas de resultados dessas ações, e promover a transparência de informações a população. Nele, será possível encontrar métricas sobre os programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde – Prodeps, e Supervisão Acadêmica. Ele será atualizado constantemente utilizando de fontes de dados seguras, e por meio de filtros poderão ser encontrar dados referentes a região, mapas, investimentos, quantidades, etc.
Para acessar o painel clique aqui.