RESUMO
O QUE É: A Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) visa ampliar e garantir a permanência de alunos em universidades e institutos federais, cumprindo o compromisso do governo brasileiro de construir uma educação pública, gratuita, de qualidade, mais inclusiva e equitativa.
ETAPA DE ENSINO: Educação Profissional e Tecnológica e Educação superior
UNIDADES RESPONSÁVEIS: Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
LANÇAMENTO: julho de 2024.
APRESENTAÇÃO
A Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) foi organizada para ampliar e garantir as condições de permanência e o êxito dos estudantes matriculados nas instituições federais de educação superior e de educação profissional e tecnológica, com especial atenção aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A iniciativa, implementada pelas Secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), é formada por uma série de programas do governo federal, que organizam e sistematizam ações já realizadas por universidades e institutos federais, com intuito de fortalecer a assistência estudantil e o enfrentamento da evasão.
Os objetivos da Pnaes incluem democratizar o acesso à educação pública federal, minimizar desigualdades sociais e regionais, reduzir taxas de retenção e evasão, e melhorar o desempenho acadêmico e a inclusão social dos estudantes. Implementada conforme a disponibilidade de recursos orçamentários, a Política pode ser estendida a estudantes de programas presenciais de mestrado e doutorado, além de alunos de instituições de ensino superior públicas gratuitas dos estados, Distrito Federal e municípios por meio de convênios.
Pnaes 2024
CONHEÇA A POLÍTICA
SAIBA MAIS
MEC participa da cerimônia de posse do reitor da UFPA
Solenidade de transmissão de cargo do novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) ocorreu em Belém (PA). MEC foi representado pela sua Secretaria de Educação Superior (Sesu)
MEC busca garantir permanência de estudantes mais vulneráveis
Alunos que participam de políticas públicas do MEC têm taxa de conclusão em cursos superiores maior do que aqueles que não participam, segundo o Censo da Educação Superior 2023
MEC e Inep divulgam resultado do Censo Superior 2023
Indicadores da pesquisa estatística revelam que os estudantes com auxílio de políticas públicas se formam em maior número. MEC tem investido em ações estratégicas de fortalecimento da educação superior brasileira
MEC investe na consolidação e expansão da educação superior
Desde 2023, ações do Ministério buscam fortalecer a etapa de ensino com investimentos na consolidação e expansão das universidades federais, na ampliação do acesso a programas de permanência dos estudantes e na formação docente