Programa Educação Tutorial (PET)
Criado pela Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e regulamentado pela Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010, o Programa Educação Tutorial (PET) destina-se a fomentar grupos de aprendizagem tutorial mediante a concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores-tutores de grupos do PET. É da competência da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior, no âmbito da Coordenação Geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais (Dippes/CGRED).
Principais metas:
- Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, por meio de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
- Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação e estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
Indicadores de resultados e informações: O SIGPET, sistema que trata do PET está em reformulação e atualização pela STIC, que após receber todas as informações de levantamento de atualizações e ajustes, inciou os tratamentos para desenvolvimento.
- Em 2022, R$ 71 ,6 milhões alocados para execução das ações do programa.
- 10.429 estudantes de graduação participaram dos grupos de tutoria do PET.
- 835 professores mestres e doutores atuaram no programa na condição de tutor de grupo de tutoria do PET.
- 133.950 bolsas concedidas, sendo 123.932 destinadas a estudantes de graduação e 10.018 destinadas a professores-tutores do PET.