Reformulação da Política de Certificação Profissional (Re-Saber)
Descrição: Em 21/01/2021, foi publicada a Portaria nº 24, de 19 de janeiro de 2021, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber, no âmbito do Ministério da Educação. O objetivo da ação é promover o aperfeiçoamento e a desburocratização do processo de reconhecimento de saberes e competências, para fins de exercício profissional ou para prosseguimento de estudos, para trabalhadores maiores de 18 anos. Tal iniciativa, ao oportunizar alternativas para formalização dos saberes e competências de trabalhadores adquiridos durante a vida, poderá induzir o aumento de demandas pela continuidade dos estudos e elevação da escolaridade.
Indicadores de resultado e impacto: Número de certificados emitidos.
Principais metas: Certificar 10.000 profissionais até dezembro de 2024.
Principais resultados: Ações em andamento.
Ações e Resultados
Capacitação de profissionais da educação para institucionalizar processos de certificação de saberes e competências profissionais em instituições de ensino
Descrição: Oferta de curso de aperfeiçoamento de 180h para profissionais (professores e técnicos administrativos) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e demais redes a fim de promover a capacitação de educadores na implementação de processos de avaliação e certificação, bem como contribuir para o aprimoramento das ofertas regulares de educação profissional.
Principais metas: Profissionais capacitados para atuar no Sistema de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais nas instituições de Rede Federal e nas demais redes.
Indicadores de resultado e impacto: Número de professores contemplados pela capacitação.
Principais resultados: 500 profissionais capacitados para atuar no Sistema de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais nas instituições de Rede Federal de EPCT e nas demais redes até 2023.
2022: As ações de capacitação iniciaram em abril 2022. Já são 101 chamados; 94 matriculados e 81 concluintes.