Programas e ações
Conheças algumas das iniciativas da Setec/MEC que marcam o processo de expansão e consolidação da Rede Federal
Para além da importante diversificação de cursos ofertados e da ampliação do número de vagas, o desenvolvimento de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na educação profissional e tecnológica tem marcado o processo de expansão e consolidação da Rede Federal, decorrente do entendimento do importante papel que ela tem a desempenhar em prol do aumento da competitividade, da produtividade e da economia nacional.
Assim, são crescentes as ações de desenvolvimento de pesquisa aplicada e de qualificação de recursos humanos com este enfoque.
Conheça abaixo algumas das principais ações executadas pela Setec/MEC nesse âmbito.
Polos de Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii IF)
Os polos de inovação são constituídos a partir de competências tecnológicas específicas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Ministério da Educação, que são mobilizadas para o desenvolvimento de inovações para a indústria brasileira.
Assim, a atuação de um Polo EMBRAPII IF está voltada ao atendimento das demandas do setor produtivo por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à formação profissional para as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na indústria. A articulação entre os IFs como instituições de pesquisa tecnológica e as empresas do setor industrial é realizada pela EMPRAPII.
Saiba quais são os Polos de Inovação dos Institutos Federais no país
Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI)
O Núcleo Estruturante da Política de Inovação visa ao desenvolvimento da Política de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a operacionalização dos Polos de Inovação dos Institutos Federais (IFs) e a implementação de ações estratégicas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Foi implantado por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2016, entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG).
Conheça as ações desenvolvidas acessando os Relatórios de Atividades do NEPI
Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal (Plafor)
Instituído pela Portaria nº 15/2016, o Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal (Plafor) tem por objetivo potencializar as ações de formação continuada dos docentes e técnicos administrativos da Rede Federal, com vistas ao desenvolvimento na carreira e à consolidação da identidade da Rede.
Embasado na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal a ser implantada pelas diferentes instâncias da administração pública federal direta, autárquica e fundacional instituída pelo Decreto nº 9.991, de 2019, tem ofertado os seguintes programas:
I ‐ Programa de Capacitação Profissional (Cursos de até 360 horas)
1. Iniciação ao serviço público;
2. Formação geral; e
3. Capacitação técnica (específico para cada área de atuação).
II ‐ Programa de Formação Gerencial, dividida em dois eixos:
1. Desenvolvimento gerencial (administrativo e educacional)
2. Formação de Gestores
III ‐ Programa de Qualificação
1. Técnico de Nível Médio
2. Graduação
3. Pós‐Graduação lato e stricto sensu (Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós‐Doutorado).
Os programas do Plafor são oferecidos nas modalidades presencial e a distância.
Gestão dos Indicadores
De acordo com determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Acórdão nº 2.267/2005 TCU, as Instituições da Rede Federal incluem em seu relatório de gestão das contas anuais um conjunto de indicadores de gestão e a análise sobre os dados.
No mesmo Acórdão, o TCU determinou à Setec/MEC que inclua também em seu relatório de gestão das contas anuais, apreciação crítica sobre a evolução dos dados (indicadores e componentes), com base em análise consolidada das informações apresentadas pelas Instituições da Rede Federal, destacando aspectos positivos e oportunidades de melhoria.
Estes relatórios permitem acompanhar as ações desenvolvidas pela Rede Federal, bem como avalia-las, constituindo-se em importante ferramenta para gestores, professores, pesquisadores e alunos.
Acesse os relatórios anuais consolidados de análise dos indicadores