Metas
Confira as metas que norteiam as atividades realizadas pelo projeto Profissionais do Futuro:
Novos modelos de educação:
Em três documentos básicos da política nacional brasileira de educação profissional, serão incluídas, como referência, experiências internacionais de educação profissional baseadas na demanda, assim como novos modelos de educação profissional recém desenvolvidos a partir de lições aprendidas.
- Para atingir essa meta, o projeto realiza eventos de diálogo com atores do setor de educação e desenvolverá estudos sobre temas específicos selecionados a partir de discussões com os atores chave do projeto.
Ofertas alinhadas à demanda:
10 representantes do setor privado de cada uma das três áreas de sustentabilidade (energia, bioeconomia e economia circular) confirmarão que as ofertas de educação profissional recém desenvolvidas ou modernizadas atendem à demanda do respectivo setor;
- Visando desenvolver e implementar cursos que atendam as reais demandas desses setores da sustentabilidade em termos de competências e habilidades dos profissionais, o projeto realiza o mapeamento das profissões demandadas por meio de estudos e busca uma forte aproximação de associações setoriais e empresas para o detalhamento dessas necessidades. Com base em suas necessidades, os currículos são desenvolvidos por docentes de redes de ensino e validados com representantes do setor, assim garantido que os novos profissionais, formados nesses novos cursos, possuem as qualificações necessárias para desenvolver suas novas profissões, melhorando assim suas chances de serem empregados ou ainda de ascender na carreira. Docentes de instituições de ensino parceiras também são capacitados para ministrarem os cursos com conteúdos atuais e usando de metodologias modernas.
Oportunidades de inserção profissional após a conclusão dos cursos:
Dos 14 mil concluintes dos novos (ou atualizados) cursos de educação profissional de setores da sustentabilidade, 9,8 mil estarão empregados após a conclusão do curso, dos quais 7 mil estarão em postos relevantes para a área de formação. Entre os 14 mil, 20% devem ser mulheres, 20% jovens e 20% pessoas em situação de vulnerabilidade.
- Com base nos currículos desenvolvidos com olhar para a demanda dos setores privados, o projeto apoia a implementação dos cursos nas instituições de ensino parceiras, visando formar novos profissionais ou requalificar pessoas para novas funções. Esse apoio se dá na aproximação com as escolas, contato próximo com docentes e gestores e realização de eventos para promoção dos cursos.
- Para analisar a qualidade das ofertas apoiadas pelo projeto e a empregabilidade dos/as egressos/as desses cursos, anualmente é realizada uma pesquisa com esses novos profissionais. As respostas são compiladas e analisadas anonimamente e podem ser acessadas aqui. Para atender os recortes para mulheres, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade, o projeto organiza e implementa ações específicas, que visam sensibilizar docentes e gestores de escolas, bem como alunas, e incentivar e motivar ações de empresas para ampliar a sua empregabilidade.
Cooperação com o setor privado
Quatro acordos de cooperação com o setor privado serão assinados por atores da cooperação alemã, envolvendo educação profissional nos setores de sustentabilidade, para um total de 3.000 pessoas, incluindo 750 mulheres.
- O projeto identifica potenciais empresas interessadas em fazer parcerias com outras instituições e monta um pipeline de possíveis projetos. Em um trabalho de articulação entre os atores envolvidos, o projeto apoia a elaboração dos documentos que baseiam essas parcerias. Também se buscará viabilizar parcerias entre escolas e empresas por meio de chamada pública a ser divulgada pelo MEC.