Histórico
O Profissionais do Futuro foi desenvolvido a partir da experiência da cooperação alemã com o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do projeto Sistemas de Energia do Futuro, que, entre várias atividades, promoveu o fomento à formação de pessoas para o setor de energias renováveis entre 2016 e 2021, com o envolvimento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), além de institutos federais e universidades.
A partir dessas experiências, o Governo Federal lançou, em 2022, o projeto Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde, uma cooperação técnica entre o MEC e a GIZ. Esse projeto se alinha a iniciativas nacionais dos ministérios da Educação e do Trabalho e Previdência, que buscam uma orientação mais forte da formação profissional às necessidades dos setores privados na área de sustentabilidade.
06/2022: O projeto é formalmente assinado pelos parceiros políticos em evento com a participação de parceiros de diferentes instituições de ensino e de associações empresarias (MEC firma parceria com agência alemã em prol da educação profissionalizante sustentável — Ministério da Educação (www.gov.br))
11/2022: O projeto é um dos apresentados pelo Secretário da SETEC na COP 27 como uma das ações da Secretaria para ampliar a empregabilidade nos setores da sustentabilidade (Ministério da Educação apresenta projetos de Educação Profissional e Tecnológica na COP 27 — Ministério da Educação (www.gov.br))
11/2022: CNI destaca o projeto como uma iniciativa para capacitar profissionais tendo em vista a transição para a economia de baixo carbono, que demanda novos conhecimentos dos profissionais (O futuro verde do emprego - Agência de Notícias da Indústria (portaldaindustria.com.br))
11/2022: O projeto participa do Fórum de Energias Renováveis em Natal/RN, contextualizando as oportunidades que a transição para a economia verde traz em termos de empregabilidade com destaque à necessidade de inclusão de jovens e mulheres. (O futuro verde do emprego - Agência de Notícias da Indústria (portaldaindustria.com.br))
03/2023: Meninas em ação é realizado no IFCE Campus Maracanaú. Ação que visa mostrar para meninas e mulheres que as profissões no setor de energias renováveis também são para elas é realizado em 5 estados. Maracanaú oferecerá capacitação em Energias Renováveis para Mulheres — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE
04/2023: Na Expoacre, em painel promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) do estado do Acre, o projeto esteve presente para discutir sobre os empregos verdes (O futuro verde do emprego - Agência de Notícias da Indústria (portaldaindustria.com.br))
04/2023: Docentes da Rede Federal se reúnem para construir novos cursos para o setor energia com foco na demanda do setor privado. EnergIFE reúne professores e setor produtivo para atualização de currículo - IFSP - Portal Institucional
07/2023: Projeto lança o “Estudo para promoção da economia circular na indústria brasileira - Demandas por competências, formação profissional e oferta de cursos” trazendo informações sobre as profissões que são necessárias para o desenvolvimento dessa nova forma de economia. Quais profissões são fundamentais para a economia circular? - Agência de Notícias da Indústria (portaldaindustria.com.br)
08/2023: Projeto lança o estudo “Competências digitais para a Economia Verde” para estimular a transformação digital a partir dos docentes e de profissionais qualificados Competências Digitais para a Economia Verde no Brasil - Portal da Indústria - CNI (portaldaindustria.com.br)
08/2023: Dois estudos trazem as demandas dos setores eólico e solar em termos de profissionais qualificados quanti e qualitativamente. Criação de empregos no setor eólico brasileiro: estimativas em curto, médio e longo prazo (edição revisada) - Portal da Indústria - CNI (portaldaindustria.com.br)
09/2023: Profissionais do futuro organiza viagem técnica para a Alemanha na área de bioeconomia com o objetivo de levar aos parceiros do projeto conhecimentos e conceitos inovadores na EPT para a área. Viagem técnica em bioeconomia tem representantes do MEC — Ministério da Educação (www.gov.br)
01/2024: Profissionais publica estudo sobre o emprego das tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) na EPT, com o objetivo de avaliar seu uso para aumentar a atratividade do ambiente escolar e o engajamento dos estudantes. Inteligência Artificial Aplicada à Educação Profissional e Tecnológica - Portal da Indústria - CNI (portaldaindustria.com.br)