Economia circular
Conceito que liga o crescimento econômico à redução do uso de recursos naturais, a economia circular desenvolve ações para a otimização do design de produtos e de processos produtivos e para a mudança de comportamento acerca do consumo e da reciclagem. O objetivo é minimizar desperdícios e impactos ambientais, além de tornar cadeias produtivas mais eficientes.
Estudos reforçam a necessidade de sensibilização mais abrangente da sociedade para a transição de uma economia linear para uma com viés circular, inclusive com possibilidade de inclusão do tema em diferentes cursos, de forma transversal.
Nesse cenário, pessoas qualificadas são um marco importante para aprimorar a qualidade e os resultados de setores, principalmente industriais, que potencialmente podem melhorar processos reduzindo o consumo de recursos e a geração de resíduos.
O próprio setor de resíduos sólidos também possui potencial para melhorias de processos e introdução de novas tecnologias para redução da quantidade e volume destinados a aterros sanitários.
Para estimular a economia circular, o projeto Profissionais do Futuro tem realizado, entre outras atividades, intercâmbios com atividades e experiências exitosas realizadas na Alemanha.