Bioeconomia
A bioeconomia tem ganhado destaque nos modelos contemporâneos para o desenvolvimento, crescimento econômico e sustentabilidade. No Brasil, o setor representa uma grande oportunidade para a qualificação profissional, em especial no que diz respeito às atividades extrativistas.
A cadeia de açaí, por exemplo, tem potencial de crescimento e deve gerar entre 20 mil a 25 mil postos de trabalho até 2030. Na cadeia de cacau, há uma expectativa de geração de cerca de 18 mil postos de trabalho até 2030 em um cenário de continuidade da produção. Para o setor de óleos extrativistas, estima-se a possibilidade de geração de 17 mil a 40 mil novos postos de trabalho, a depender do investimento e valorização desses produtos.
Para todas as cadeias extrativistas, observa-se a necessidade de capacitação dos produtores em termos de gestão e administração dos processos e negócios. Nesse sentido, o projeto Profissionais do Futuro vem atuando para atender as demandas de qualificação técnica no desenvolvimento sustentável na região amazônica.