Profissionais do Futuro
APRESENTAÇÃO
Energias renováveis, bioeconomia e economia circular. Quem se qualifica nesses temas da sustentabilidade terá mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, jovens e adultos, homens e mulheres a se qualificarem e se inserirem no mercado profissional desses setores está entre os objetivos do projeto Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde.
A iniciativa é implementada pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, em uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
O projeto tem o objetivo de aumentar as perspectivas de inserção profissional de egressos/as da educação profissional em setores de sustentabilidade da economia brasileira. Até o fim de 2024, a parceria vai atuar na ampliação da oferta de cursos nos segmentos de energias renováveis e eficiência energética, bioeconomia, economia circular, além de contribuir para a modernização da educação profissional no Brasil. As principais atividades envolvidas são:
- Implementar novos cursos e conteúdo em diferentes níveis educacionais voltados a setores relacionados à economia verde;
- Capacitar docentes em temas técnicos e metodológicos;
- Contribuir para a modernização do sistema de educação profissional brasileiro com base em experiências internacionais e da implementação do Projeto;
- Fomentar parcerias entre empresas e instituições de ensino com foco na educação profissional;
- Aumentar a produtividade de setores de sustentabilidade da economia brasileira a partir da formação de capital humano.
O Profissionais do Futuro foi desenvolvido a partir da experiência da cooperação alemã com o Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do projeto Sistemas de Energia do Futuro, que, entre várias atividades, promoveu o fomento à formação de pessoas para o setor de energias renováveis entre 2016 e 2021, com o envolvimento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), das Universidades Federais e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).
A partir dessas experiências, o governo federal lançou, em 2022, o projeto Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde, uma cooperação técnica entre o MEC e a GIZ. Esse projeto se alinha a iniciativas nacionais dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, que buscam uma orientação mais forte da formação profissional às necessidades dos setores privados na área de sustentabilidade.