EduCA+
O eduCA+, Educação Centrada na Aprendizagem, é um projeto estratégico institucional da Setec/MEC com o objetivo de promover a incorporação, pelas instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todo o Brasil, dos conceitos da Educação para o Mundo 4.0. Para tanto, por meio da parceria Setec/MEC e IFMG, entre outras iniciativas, são realizadas ações relativas ao planejamento estratégico e formação em serviço, de forma gratuita, para profissionais como professores, técnicos em educação e gestores, tanto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Institutos Federais, Colégio Pedro II, CEFETs e Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais), como das Redes dos Estados e do Distrito Federal e suas autarquias especializadas (como o IDEP/RO, IEPETEC/AC, CETAM/AM).
O eduCA+ também prevê o investimento em instituições públicas de EPT e o lançamento de bases para o modelo de educação profissional dual no Brasil. Acredita-se que esse conjunto de ações poderá transformar a Educação Profissional e Tecnológica para um mundo tecnologicamente integrado, promovendo a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento econômico.
O eduCA+ tem previsão de conclusão em dezembro de 2023.
Indicadores de resultado e impacto: os resultados e impactos do programa são mensurados por meio de suas ações estruturantes.
Principais metas:
- Inserir, na educação pública brasileira, os debates sobre a educação para o Mundo 4.0;
- Capacitar os atores da educação (gestores, docentes e discentes) para atuação na perspectiva da educação para o Mundo 4.0;
- Induzir, por meio de fomento, a implantação de equipamentos necessários à consecução da educação para o Mundo 4.0.
Ações e Resultados
Ações estruturantes para a Educação no Mundo 4.0 - Planejamento Estratégico.
Descrição: Elaboração do Planejamento Estratégico da Educação para o Mundo 4.0, por meio do desenvolvimento de soluções e práticas em educação para o mundo 4.0, tendo como base o conhecimento e experiência do corpo de professores, servidores e estudantes das instituições de ensino com destinação de R$ 2,5 milhões para o Projeto.
Principais metas: Estabelecer documento com Marco Conceitual e Estratégias para a E4.0 do MEC e piloto para o desenvolvimento de ações estruturantes para a Educação 4.0 no sistema público de ensino para os próximos dez anos construído de forma participativa, baseada em conhecimentos técnicos e apoiada politicamente.
Indicadores de resultado e impacto: não há
Principais resultados:
2020: A primeira etapa do projeto obteve como resultado a elaboração de um Plano Estratégico para Educação para o Mundo 4.0, estabelecendo um propósito para a temática, metas tangíveis e iniciativas consistentes para o alcance dos objetivos.
2021-2022: A segunda etapa contará com o desenvolvimento de 100 soluções/práticas em Educação para o Mundo 4.0, considerando o conhecimento e experiência do corpo de professores, servidores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das Redes dos Estados e do Distrito Federal, serem implementadas até dezembro de 2022.
2022: Elaborado o Plano Estratégico para Educação para o Mundo 4.0.
Situação: Concluído
Curso de Pós-Graduação em Educação Digital
Descrição: Oferta de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Digital, para docentes das redes públicas de ensino, que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo desta ação é fornecer subsídios aos educadores para ampliar, aprimorar e transformar suas práticas de ensino para um novo cenário, diante das novas tecnologias e das demandas de diferentes gerações, atuando como mediadores na construção do conhecimento por meio da destinação de R$ 1,9 milhão.
Principais metas: qualificar 5 mil docentes que atuam na educação profissional até 2022.
Indicadores de resultado e impacto: número de docentes qualificados, em 2023.
Principais resultados:
2022: Matrícula de 1.500 profissionais da educação (gestores, professores e técnicos), distribuídos em 3 turmas, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das Redes dos Estados e do Distrito Federal no Curso de Pós-Graduação em Educação Digital.
Edital de Empreendedorismo Inovador
Descrição: ação com o objetivo de selecionar projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, com foco no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas alinhadas às demandas da Economia 4.0, tendo como público-alvo pesquisadores e discentes de nível médio técnico, graduação e pós-graduação envolvidos em projetos de pesquisa.
Principais metas: 60 Projetos Contratados.
Indicadores de resultado e impacto: número projetos contratados.
Principais resultados:
2019: A primeira chamada de projetos resultou na seleção de 60 iniciativas, distribuídas em 38 instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com investimento total de R$ 16,5 milhões, provenientes da LOA 2019.
2020: No ano, houve a execução financeira de 66,5% dos R$ 16,5 milhões, no montante total de R$ 11,6 milhões. Os projetos selecionados serão desenvolvidos ao longo dos 2 próximos anos.
2021: Foi iniciada a execução finalística dos projetos selecionados na Chamada IFES-SETEC 05/2020 e foi realizada a nova chamada para a seleção de 55 projetos em 2021 com execução a partir de 2022.
2022: Execução dos 60 projetos, selecionados por meio do Edital 05/2020 (SETEC-IFES), relativos ao 1º ciclo de fomento. São apoiados projetos de pesquisa e desenvolvimento para a criação de empreendedorismo inovadores de base tecnológica (startups).
Fomento a projetos de Iniciação Tecnológica
Descrição: o Projeto de Iniciação visa o desenvolvimento de iniciativas voltadas à formação de estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas de ensino, em habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0.
Principais metas: 120 Projetos Contratados.
Indicadores de resultado e impacto: número de projetos contratados.
Principais resultados:
2020: Realizada a Chamada Pública 03/2020, que permitiu a seleção e o apoio a 60 projetos no montante de R$ 8,5 milhões.
2021: Lançamento do Edital IFES/MEC 01/2021, que selecionou 60 novos projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino.
2022: Execução de 120 projetos, selecionados por meio dos Editais 03/2020 e 01/2021 (SETEC-IFES), relativos ao 1º e 2º ciclo de fomento. São fomentados projetos de extensão tecnológica para capacitação inicial em tecnologias digitais e da economia 4.0 de alunos do ensino fundamental. Em 2022, houve o atendimento a aproximadamente 15 mil estudantes de escolas públicas parceiras. Ainda, foi publicado o Edital Setec nº 88/2022 para a execução do 3º ciclo de fomento, visando o apoio de 40 projetos, com investimento de mais de R$ 3,5 milhões.
Edital do Programa Oficinas 4.0
Descrição: apoiar a implantação de Oficinas de Educação 4.0 em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, selecionadas por meio de editais. As instituições receberão capacitação, apoio à instalação de laboratórios e recursos didáticos que servirão de base para a aplicação da metodologia. Além disso, haverá o pagamento de bolsas para os componentes das equipes de cada instituição contemplada.
Por meio do Oficinas 4.0, são fomentadas atividades extracurriculares para estudantes da Rede Federal, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós-graduação, as competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0.
É previsto que cada equipe desenvolva com o apoio das oficinas um projeto de inovação associado a uma demanda real do setor produtivo público ou privado local.
Principais metas: 15 Projetos Contratados.
Indicadores de resultado e impacto: número de projetos contratados.
Principais resultados:
2020: Foi lançada a Chamada Pública 02/2020, com o objetivo de implementar nos Institutos Federais, o programa de capacitação tecnológica de alunos da Rede e a instalação de laboratórios associados aos temas do Mundo 4.0, com investimento total previsto de R$ 4,7 milhões, para as 15 instituições selecionadas.
2021: Foram iniciadas as execuções finalísticas das propostas apoiadas pela Setec por meio da Chamada IFES-SETEC 02/2020 e foi realizada a chamada 67/2021 que selecionou novos 69 projetos para execução em 2022.
2022: Execução de 69 projetos, selecionados por meio dos Editais 03/2020 e 01/2021 (SETEC-IFES), relativos ao 2º ciclo de fomento. Publicação do Edital de Setec nº 83/2022 para execução do 3º ciclo de fomento, visando o apoio de 40 projetos, com investimento de mais de R$ 1,8 milhões.
Aquisição de equipamentos de infraestrutura para treinamentos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética
Descrição: Reforço da infraestrutura de laboratórios para ampliação da oferta de cursos em energias renováveis e eficiência energética.
Registra-se que atualmente há 28 laboratórios implantados, ligados as energias renováveis e eficiência energética fomentados pelo EnergIFE (13 em Sistemas Fotovoltaicos, 8 em Eficiência Energética e 7 LabSolar – Laboratórios de Referência em Energia Solar Fotovoltaica) a um custo total estimado (2019-2022) de R$ 5,77 milhões.
Principais metas: 20 laboratórios.
Indicadores de resultado e impacto: Número de laboratórios contemplados.
Principais resultados:
2019: No ano, por meio das chamadas públicas para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, foram selecionados 21 projetos, sendo 13 em Energia Solar Fotovoltaica e 8 em Eficiência Energética. Destes, 20 projetos foram empenhados de novembro a dezembro de 2019, para execução em 2020.
2020: Complementação de recursos com vistas a garantir a ampliação da oferta de cursos e profissionais em Energia Solar Fotovoltaica (R$ 270 mil) e Eficiência Energética (R$ 800 mil).
2021: Em 2020 foi realizada, por meio do Ofício-Circular nº 75, uma chamada para selecionar unidades da Rede Federal onde seriam criados Laboratórios de Referência em Energia Solar Fotovoltaica (LabSolar). Foram selecionados 9 LabSolar, no entanto foram implantados somente 7 Laboratórios de Referência em Energia Solar Fotovoltaica - LabSolar – IFPE (Pesqueira), IFSP (Guarulhos e Boituva), IFSULDEMINAS (Poços de Caldas), IFTO (Palmas), IFAM (Manaus Central) e IFCE (Fortaleza), ao custo de R$ 1,76 milhões.
Ampliação de cursos ofertados para a capacitação de docentes da Rede Federal para atuação como multiplicadores em Energias Renováveis e Eficiência Energética.
Descrição: Ação realizada com o objetivo de ampliar a formação de professores para atuação em energias renováveis e eficiência energética.
Principais metas: 80 docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica capacitados
Indicadores de resultado e impacto: número de docentes capacitados.
Principais resultados:
2019 a 2021: Foram capacitados 186 docentes, nas áreas de Eficiência Energética (42), Energia Solar Fotovoltaica (92), Mobilidade Elétrica (11), Modernização do Setor Elétrico (5) e Elaboração de Projetos de P&D para ANEEL (36). Atrelado a chamada para implantação dos 9 LabSolar, dos 92 professores capacitados, 42 tornaram-se multiplicadores de todos os níveis de formação em Energia Solar Fotovoltaica. Estas 9 unidades de ensino onde foram criados os LabSolar estão elaborando seus projetos de curso para oferta de Cursos de Especialização em nível de Pós-graduação em Energia Solar Fotovoltaica.
2022: Foram capacitados no módulo 4 (avançado) em Sistemas Fotovoltaicos 26 professores ligados aos 7 LabSolar efetivamente implantados. Em Infraestrutura de Recarga, foram capacitados 6 professores da Rede Federal. Buscando ampliar a qualificação de docentes ligados a Chamada Qualifica Mais EnergIF de 2021, foram capacitados para o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, mais 103 professores.
Desta forma, temos hoje 611 docentes da Rede Federal capacitados: 162 em Eficiência Energética, 346 em Energia Solar Fotovoltaica, 40 em Biogás/Biometano, 5 em Energia Eólica, 11 em Mobilidade Elétrica, 5 em Modernização do Setor Elétrico, 36 em Elaboração de Projetos de P&D para o Setor Elétrico e 6 em Infraestrutura de Recarga.
Junto às Universidades Federais já são 79 docentes capacitados: 45 em Mobilidade Elétrica e 34 em Modernização do Setor Elétrico.
Para a área do Hidrogênio estão em execução cursos em parceria com o Projeto H2-Brasil que formarão até 260 docentes da Rede Federal.
Os materiais formativos adequados para o modelo híbrido de ensino (EaD e presencial) do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos está entrando na sua última fase com a implantação do curso piloto no Campus São Paulo do IFSP.
Proposta de um modelo dual brasileiro
Descrição: Apresentar novo projeto para alinhamento com diferentes formas de execução de cursos profissionalizantes.
Principais metas: Elaboração da Proposta.
Indicadores de resultado e impacto: Proposta apresentada.
Principais resultados: 1 proposta apresentada.
Cooperação Brasil – Alemanha: Educação profissional para desenvolvimento econômico verde e geração de empregos no Brasil
Descrição: Ajuste complementar ao Decreto nº º 2.579, de 6 de maio de 1998, que promulga o Acordo Básico de Cooperação Técnica bilateral firmado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federal da Alemanha, para execução do Projeto Educação profissional para desenvolvimento econômico verde e geração de empregos no Brasil assinado pelas contrapartes brasileira e alemã.
Principais metas: Assinatura de Acordo de Cooperação.
Indicadores de resultado e impacto: Ação em tramitação de assinatura.
Principais resultados:
2022: Acordo assinado. Visita técnica à Alemanha sobre Economia Circular para a formação de grupo de trabalho de especialistas da educação profissional e tecnológica e da indústria no contexto da economia circular no Brasil, no âmbito do projeto “Profissionais do Futuro”. Chamada pública para a capacitação de até 270 de multiplicadores em bioeconomia para a Amazônia Legal.
Polos de Inovação
Descrição: Os polos de inovação, instituídos a partir da parceria entre o MEC e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), são constituídos a partir de competências tecnológicas específicas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são mobilizadas para o desenvolvimento de inovações para a indústria brasileira, com foco no atendimento das demandas do setor produtivo por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à formação profissional para as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Em 2019 a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contava com 9 Polos de Inovação credenciados, que operam conforme o potencial econômico de cada região. Esses espaços atuam como viabilizadores de projetos de desenvolvimento tecnológico, por meio de seleção e investimento em propostas técnicas na área de inovação.
Até agosto de 2022, já foram desenvolvidos 236 projetos, em apoio a 212 empresas, e registrados 150 depósitos de pedidos de proteção de propriedade intelectual, sendo 16 programas de computador, cinco patentes-invenção e uma patente modelo-utilidade.
Principais metas: 20 Polos Embrapii credenciados até dezembro de 2022*.
Indicadores de resultado e impacto: número de polos credenciados. Para acompanhar o desenvolvimento dos Polos de Inovação, acesso o Painel Polos de Inovação disponível aqui.
Principais resultados:
2020: 3 ações conduzidas no âmbito do Contrato de Gestão firmado com a Embrapii, a saber: credenciamentos de 4 polos, atingindo 13 polos; manutenção dos polos já credenciados e lançamento do Programa Capacitação 4.0.
2021: Com o credenciamento dos 13 polos concluídos, foi iniciado o planejamento com a Embrapii para o credenciamento de novos polos durante o ano e o início da ação Capacitação 4.0.
2022: Publicação de Chamada Pública 01/2022 de Credenciamento para abertura de 3 novas Unidades Embrapii para a Rede Federal.
*Ampliação da meta de 13 para 20 polos.
Capacitação tecnológica do setor produtivo – Programa IF Mais Empreendedor
Descrição: O IF Mais Empreendedor incentiva o empreendedorismo mobilizando estudantes, professores e técnicos em atividades práticas de assessoria a empreendedores e Micro e Pequenas Empresas (MPEs) para remodelagem de negócios formais que sofreram efeitos negativos diante da pandemia do Covid-19.
O atendimento se dá por meio de consultoria especializada prestada por equipes de estudantes, sob orientação de servidores, tanto docentes quanto técnico administrativos, voltada a oferecer melhorias e inovações no processo de gestão desses negócios. A consultoria se inicia com diagnóstico, seguido de processos de discussão e elaboração de soluções para cada modelo de negócio.
Principais metas: Assessorar na remodelagem de 2.190 negócios formais que sofreram efeitos negativos na pandemia de Covid-19.
Indicadores de resultado e impacto: número de empreendimentos assessorados.
Principais resultados:
2021: Publicação do Edital nº 5/2021 para seleção de 285 projetos. Por meio desse Edital foram atendidos 1.400 empreendimentos.
Rede Maker
Descrição: Implantação de um Ecossistema de Inovação por meio da Cultura Maker na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, denominada Rede Maker.
O projeto Rede Maker foi iniciado em 2019, a partir da elaboração do Edital 35/2020 para criação de Laboratórios de Prototipagem. São 39 instituições participantes das cinco regiões brasileiras, a partir de 113 Equipes Gestoras. Essas equipes são formadas por estudantes, professores e técnicos administrativos, entre 5 e 15 integrantes cada equipe, totalizando mais de 1.300 membros diretos, além dos colaboradores externos ou parcerias por eles estabelecidos com outros atores como associações, ONGs, secretarias municipais e estaduais de ensino, incubadoras de empresa, universidades, centros de pesquisa e setor produtivo.
As instituições parceiras da Rede Maker precisam ofertar como contrapartida a infraestrutura do espaço com conectividade e mobiliário adequado, enquanto a Setec/MEC está responsável por descentralizar o valor para a aquisição de equipamentos tais como: impressoras 3D (pequeno, médio e grande porte); scanner 3D, caneta 3D, projeto multimídia, laptops, smart tv, máquina de corte vinil, kit lego e kit robótica/Arduino, kit de ferramentas, fresadora, lixadeira orbital, furadeira/parafusadeira, máquina CNC laser.
Principais metas: iniciar um processo de indução de perspectivas baseadas em metodologias ativas, na educação tecnológica e na Agenda 2030, promover um ecossistema de inovação, atingindo 100% da Rede Federal até 2026.
Indicadores de resultado e impacto: unidades acadêmicas atendidas.
Principais resultados:
2020: Publicação de Edital e seleção de 39 instituições nas 5 regiões do Brasil, com 113 unidades acadêmicas (LabMakers nos campi), atingindo 847.431 estudantes.
2021: Realizada a descentralização referente à Fase I no valor de aproximadamente R$ 15,5 milhões. Início da elaboração do Livro “O Aprender Fazendo da Rede Federal” (coleta de textos e organização de conteúdo).
2022: Publicação de Edital e seleção para expansão de 82 laboratórios (Fase II).