Aplicativo Soutec
Objetivo do projeto
O objetivo principal do aplicativo Soutec, que já pode ser baixado gratuitamente (aplicativo Soutec) é auxiliar os cidadãos, em especial os jovens, no planejamento de suas carreiras profissionais, por meio do suporte na identificação dos seus perfis, assim como na escolha do melhor curso técnico disponível para o desenvolvimento de suas competências. Para isso, o aplicativo Soutec disponibiliza testes especializados para identificação do perfil profissional, com detalhamento da profissão e recomendações de cursos técnicos baseados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e considerando a localização de interesse do usuário.
Detalhamento do aplicativo Soutec
Com a ferramenta, o cidadão pode responder 72 questões que avaliam suas preferências relacionadas a atividades profissionais. Mas não é necessário que se responda todas as perguntas de uma só vez, podendo-se parar e continuar, em outro momento. Quando o teste for concluído, o cidadão terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é seu perfil profissional.
Na sequência, o aplicativo relaciona, automaticamente, esse resultado às características dos 215 cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Então, o aplicativo recomenda as opções que atendem de forma mais adequada a cada perfil de interesses.
A ferramenta possibilita, ainda, personalizar as buscas usando critérios como a localização em que o curso é oferecido, de acordo com a distância de onde o cidadão reside. Também é possível “favoritar” as opções e as instituições prediletas.
Com foco nos 11,9 milhões de alunos que estão nos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano), a solução tecnológica foi desenvolvida por um grupo de especialistas em computação aplicada à educação, vinculados ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A demanda surgiu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), que identificou a necessidade de os jovens brasileiros conhecerem os cursos técnicos oferecidos pelas redes de ensino. Além disso, a ferramenta pode ser utilizada por profissionais que desejam se reposicionar na carreira, contribuindo para estimular a aprendizagem ao longo da vida.
O aplicativo já foi testado por 323 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em escolas de todas as regiões do Brasil.
Como foi desenvolvida a avaliação de interesses profissionais do aplicativo?
As 72 questões do aplicativo destinadas a avaliar os interesses profissionais dos usuários são fruto do trabalho do professor e pesquisador Mauro Magalhães, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em orientação ocupacional e desenvolvimento de carreiras, o professor desenvolveu as questões para o aplicativo com base nos estudos do norte-americano John Lewis Holland.
Consolidada na área da psicologia, a teoria criada por Holland reúne evidências empíricas de sua validade ao longo de mais de 60 anos. “Holland postulou que as pessoas e os ambientes de trabalho podem ser caracterizados de acordo com seis tipos vocacionais e ambientais, a saber: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C). Na verdade, cada indivíduo ou ambiente possui características de todos os seis tipos em maior ou menor grau”, sintetiza Magalhães.
O professor explica ainda que, de acordo com essa perspectiva, as pessoas buscam ambientes de trabalho ou profissões que permitam a expressão de seu perfil profissional, e a congruência entre a pessoa e o ambiente influencia a estabilidade, a satisfação e a perseverança nas escolhas de carreira.
É a partir das respostas às 72 questões do teste que o aplicativo categoriza os interesses de cada pessoa. Na sequência, o sistema consegue, automaticamente, relacionar esses resultados às características dos cursos disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC). Então, faz-se a recomendação das opções que poderão atender de forma mais adequada ao perfil de interesses de cada usuário.
Avaliação de valores
O aplicativo ainda dispõe de um teste de valores, com 28 questões, que visa levar o cidadão a perceber quais são as situações, relacionadas ao trabalho, que mais valoriza. O entendimento dos valores é importante para analisar a preferência por características do trabalho relacionados à maneira de realizar tarefas, mais do que o conteúdo da tarefa em si. O teste de valores também auxilia no processo de desenvolvimento da habilidade de autoconhecimento profissional.