Histórico
Projovem foi implementado a partir de 2005, com o objetivo de combater o abandono escolar e promover a inclusão social de jovens entre 18 e 29 anos, que não haviam concluído o ensino fundamental.
O programa buscava oferecer uma educação integral que combinava a formação escolar com a profissional, além de promover a inclusão digital e cidadã dos jovens. A proposta era que os participantes realizassem atividades teóricas e práticas, de forma a prepará-los para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania.
Ao longo dos anos, o Projovem passou por algumas mudanças em sua estrutura e implementação. Em 2008, foi criado o Projovem Urbano, que tinha como público-alvo jovens moradores de áreas urbanas. Já em 2009, surgiu o Projovem Campo, destinado aos jovens moradores de áreas rurais.
Em 2011, o programa foi reformulado e passou a ser executado em conexão da educação de jovens e adultos no Ministério da Educação.
Apesar de seus objetivos nobres, o Projovem enfrentou desafios ao longo de sua implementação. Dificuldades na articulação entre os órgãos responsáveis, falta de recursos financeiros e a falta de integração com outras políticas públicas foram alguns dos obstáculos enfrentados pelo programa.
Atualmente, o Projovem está em funcionamento, a partir de saldos remanescentes ofertando 27.219.