Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica
A Sala de Gestão e Governança da Educação Básica, iniciativa de Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação (SEB/MEC) e concebido pela Universidade de Brasília (UnB), tem como objetivo oferecer um sistema de gestão e governança desenvolvido que traduz a contabilidade pública complexa em informação gerencial de custos, de fácil entendimento por todos os servidores.
As prefeituras que aderem ao projeto, recebem acesso ao sistema SICGESP que permite aplicar a medida geral de avaliação denominada Nível de Serviço Comparado. Essa medida tem o objetivo de envolver todos os servidores da secretaria de educação na melhoria da gestão e governança, consequentemente da melhoria da educação.
Principais metas: Atender 3200 municípios e apoiar a implementação de modelos de informação que sejam capazes de acompanhar e apoiar os gestores e secretários de educação nesse contexto da pandemia do COVID-19, tendo como substrato um modelo estruturado de gestão e de governança que seja capaz de comunicar e intervir na realidade, orientando o gestor na ponta, melhorando o processo de decisão.
Principais resultados:
- Realização de Seminários Regionais de Lançamento do Projeto.
- Realização do curso “Transferência de know how - práticas de accountability e utilização de informação de custos para o setor público” com os Municípios participantes do projeto.
- Realização de webnários semanais – Quartas ao Vivo.
- Seminário Nacional do Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica.
- Realização do V Seminário Internacional de Custos, Governança e auditoria do Setor Público.