Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas
No que diz respeito à recuperação das aprendizagens, o Ministério da Educação lançou no dia 7 de outubro de 2021 (https://www.youtube.com/watch?v=G_4-XieLyJI), a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas (disponível em www.avaliacoes.mec.gov.br), em apoio à Redes na retomada das aulas presenciais, com ferramenta para interpretação dos resultados e disponibilização de infraestrutura computacional dimensionada para atender as escolas e redes de ensino fundamental e médio.
As avaliações possibilitarão a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagens de alunos que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do Ensino Médio. Em 2022 serão disponibilizados 4 ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente. A proposta prevê ainda suporte técnico para utilização da plataforma, sendo o provimento das avaliações formativas, uma ação de assistência técnica por parte da União voltada ao Distrito Federal, Estados e Municípios, possibilitando intervenções para melhoria dos estudantes, em especial quanto ao combate das desigualdades de aprendizagem.
Serão disponibilizadas avaliações de Português, Matemática para toda a etapa do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Avaliações de Fluência do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Avaliações de Ciências para toda a etapa do Ensino Fundamental e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) para o Ensino Médio, e Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).
A plataforma trouxe ainda mecanismos e ferramentas para implementação do Acompanhamento personalizado das aprendizagens, lançado no dia 24 de novembro de 2021 (https://youtu.be/FHvqMmZEhzo), estratégia do Programa Brasil na Escola que possibilita o diagnóstico das aprendizagens e mapeamento dos estudantes com maiores dificuldades, permitindo a personalização no acompanhamento e intervenções pedagógicas. O objetivo é atuar no nível de aprendizagens dos estudantes, diminuindo as desigualdades na sala de aula e nas unidades escolares. Uma das características fundamentais desta abordagem pedagógica é o agrupamento de ensino de acordo com o nível dos alunos, independentemente da idade ou da série em que estão matriculados. O MEC disponibilizará ainda, em parceria com as redes de ensino e universidades, os materiais estruturados para apoiar o desenvolvimento das monitorias.
Convém ressaltar que tais estratégias foram elaboradas e discutidas com a participação das redes de ensino, sobretudo a partir do Consed e Undime, além de contar com atores importantes como o Banco Mundial, a Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Alagoas, mostrando o papel de coordenação do Ministério na iniciativa.
Em 2021, a ação já disponibilizou materiais, testes e ferramentas para todas as escolas públicas ofertantes do Ensino Fundamental e incluirá a partir de 2022 todas as escolas de ensino médio do Brasil.