OEI
Fundada em 1949, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo internacional que visa à cooperação dos países ibero-americanos nos campos da educação, ciência, tecnologia e cultura. Tem sede em Madri e mantém escritório no Brasil desde 2001. Atualmente, seu secretário-geral é o espanhol Mariano Jabonero. Conta com cerca de 500 especialistas e colaboradores em 20 países da Ibero-América.
A OEI apoia governos ibero-americanos na implementação de políticas educacionais, disponibilizando recursos e meios humanos e materiais. Suas prioridades são a primeira infância, as habilidades e competências para o século XXI, a melhoria da governança escolar, o ensino superior e a educação em direitos humanos, os valores democráticos e a cidadania ibero-americana.
A OEI tem estreita colaboração junto ao MEC, a fim de garantir a qualidade e a continuidade do ensino no Brasil, superar os desafios educacionais agravados pela pandemia e otimizar os processos de transformação digital do sistema educacional da região ibero-americana.
Uma das iniciativas do escritório da OEI no Brasil, que conta com o apoio do Ministério da Educação, é o projeto “Primeiros Anos”, cujo objetivo é desenvolver metodologias, instrumentos e ferramentas para os gestores públicos que auxiliem na implementação de políticas para crianças na primeira infância. A OEI também tem o apoio do MEC no projeto “Cruzando Fronteiras”, que valoriza a educação intercultural bilíngue no Brasil e nas regiões de fronteira.
A OEI coordena a Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), que discute o bilinguismo na região e a internacionalização de ambas as línguas ibéricas, com participação ativa do MEC. Sua segunda edição ocorreu em Brasília, em 2022.
O portal da OEI no Brasil oferece mais detalhes sobre as ações da entidade.