GT DA EDUCAÇÃO
O Grupo de Trabalho em Educação teve origem na preocupação dos membros do G20 com o grande contingente de jovens em todo o mundo que nem estudam nem trabalham. A crise econômico-financeira de 2008, o avanço na digitalização das economias, o desafio de cumprir com as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 4 (Educação de Qualidade para Todos) e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19, aceleraram a necessidade de coordenar esforços e promover ajustes e avanços nas políticas educacionais em escala global.
SOBRE O GT
Durante a presidência brasileira, o Grupo de Trabalho em Educação estará voltado a três iniciativas: a valorização dos profissionais da educação por meio de medidas internacionais de qualificação; o compartilhamento de conteúdo sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável por meio de plataformas de recursos digitais; e a Exposição Virtual do G20 de práticas de engajamento escola-comunidade.
Valorização e Capacitação dos Profissionais da Educação: o que podemos fazer coletivamente?
O mundo enfrenta uma séria escassez de profissionais da educação. O déficit global de professores está estimado em 44 milhões. A procura e o interesse pela carreira situam-se abaixo do necessário na maior parte dos países. De outro lado, o pico mundial do número de crianças entre 6 e 11 anos foi alcançado em 2023. Até 2029, a maior coluna da pirâmide populacional global estará na faixa etária entre 12 e 16 anos. Esses dados tornam-se ainda mais preocupantes quando as evidências confirmam o papel insubstituível que tem os professores e as escolas para o efetivo alcance do objetivo global de universalizar a educação de qualidade até 2030. O mundo precisa atrair e reter mais talentos na carreira docente. Embora a regulação dos profissionais da educação seja quase sempre uma tarefa restrita aos governos nacionais, quando não de redes estaduais e municipais, convivendo, portanto, com grandes variações ao redor do global, ainda é possível, por meio do G20, avançar mais na escala, na diversidade e na representatividade das pessoas dedicadas à educação às quais se oferecem, como medida de estímulo, oportunidades de formação adicional fora do seu país de origem.
Conectando gestores de plataformas de recursos digitais: o compartilhamento de conteúdo educacional sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)
Hoje, praticamente todos os países do G20 contam com plataformas eletrônicas de compartilhamento de material pedagógico com suas redes educacionais, uma forma adicional de apoiar docentes e tornar disponível conteúdo atualizado para uso em salas de aula. Nos últimos anos, cresceu o uso, o volume e a qualidade do material digital alocado nessas plataformas – que, entretanto, ainda conversam pouco entre si. Paralelamente, cresceu também a preocupação global com o enfrentamento da emergência climática por meio de uma preocupação mais profunda com a incorporação dos conceitos do desenvolvimento sustentável nas práticas educacionais. Consultados sobre o tema, a imensa maioria dos professores do mundo hoje concorda com a importância de abordar o desenvolvimento sustentável nas aulas, por seus mais variados ângulos, mas ainda avalia insuficiente o próprio preparo para conduzir esse debate. Por isso, como se trata de material relativamente novo e de interesse global, o G20 procurará aproximar os gestores das plataformas nacionais a fim de que se forme uma rede capaz de ampliar o acesso a boas práticas, vencendo a barreira entre o interesse que por parte de professores e alunos e a qualidade do material a eles disponíveis para avançar nessa discussão.
Exposição Virtual do G20 de Práticas de Engajamento Escola-Comunidade por meio de vídeos
Do ponto de vista das comunidades, o espaço escolar pode ser um centro de desenvolvimento social. Para os alunos, o engajamento com o mundo externo mostra que as lições são aplicáveis de forma prática e significativa. Para as escolas, o engajamento com a comunidade pode ser uma ferramenta na busca por educação de qualidade para todos. Evidências indicam que o engajamento comunitário pode influenciar positivamente os resultados de aprendizagem, desde que certas condições sejam atendidas. Entretanto, instituições educacionais muitas vezes têm dificuldade em identificar práticas eficazes de engajamento escola-comunidade para replicar. Para tanto, a presidência do GT, juntamente com o UNICEF, desenvolveu uma plataforma onde os países poderão compartilhar vídeos que exibam iniciativas inspiradoras de engajamento escola-comunidade do nível básico ao superior. Espera-se que a exposição fundamente o debate do GT, especialmente durante a Reunião Ministerial de outubro de 2024, proporcionando boas práticas educacionais com potencial para serem compartilhadas, aumentando o conhecimento mútuo entre os participantes do grupo e criando um legado reconhecível da ação conjunta do GT.
HISTÓRICO DO GT
Criado sob a presidência argentina do G20 em 2018, em processo que derivou do Grupo de Trabalho sobre Emprego, o GT Educação do G20 teve a oportunidade de produzir, ao longo dos últimos anos, por meio de questionários enviados aos países e compilados com o apoio de organismos internacionais, relevantes compêndios gerais de boas práticas em política educacional. De início, os debates envolveram a busca de um equilíbrio adequado entre as políticas que promovem a educação como um direito essencial para a cidadania global e aquelas que a encaram como um veículo de transformação produtiva das economias, a fim de vencer crises e situações de baixo crescimento. Em seguida, com a pandemia da Covid-19, o GT serviu também como primeiro palco de compartilhamento dos desafios que os sistemas educacionais enfrentaram, mundo afora, para constituir, de maneira emergencial, modalidades de ensino remoto adequadas a crianças e jovens, bem como para discutir as perdas decorrentes do fechamento compulsório das escolas e as medidas capazes de ajudar na recuperação da aprendizagem.
Os cinco anos de interações já foram capazes de confirmar que as estruturas educacionais dos países participantes são diversas e que há boas práticas desenvolvidas em certos contextos com alto potencial para serem replicadas em outros. Ao mesmo tempo, foi possível perceber a impossibilidade de querer conceber soluções únicas. Nesse interim, temas como transição escola-trabalho, ensino profissional, educação infantil e o papel da tecnologia digital na educação foram abordados e desenvolvidos ao longo das presidências da Arábia Saudita (2020), da Itália (2021), da Indonésia (2022) e da Índia (2023).
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