Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
A CPOP funciona como uma rede nacional estruturada para oferecer suporte técnico e financeiro a cursinhos populares selecionados por meio de edital.
Para os cursinhos populares, a CPOP fornece apoio financeiro de até 230 mil reais por turma (inclui o auxílio para os estudantes), materiais didáticos gratuitos para a preparação dos alunos, formação e capacitação de professores e gestores. E organiza a Coordenação Nacional de Monitoramento e Avaliação da CPOP, e também o Encontro Nacional da Rede de Cursinhos.
Para os alunos, especificamente, a CPOP provê o auxílio financeiro de 200 reais mensais como forma de apoio à permanência nos estudos.
Por meio de edital.
Pessoas pertencentes a grupos socialmente desfavorecidos, prioritariamente oriundas da escola pública, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, indígenas, pessoas com deficiência, negros e quilombolas que buscam ingressar no ensino superior, especialmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Sim. Os cursinhos populares populares apoiam, predominantemente, jovens periféricos, incluídos ex-alunos de escolas públicas e de baixa renda, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Mas há turmas formadas também por outras pessoas que podem não cumprir esses critérios e elas podem receber bolsas do CPOP.
A seleção é realizada pelos Cursinhos Populares contemplados pelo edital, com base nos critérios citados na resposta anterior.
O prazo para execução do Programa é de nove meses, que é o limite de tempo que o beneficiário poderá receber a bolsa.
As bolsas serão pagas assim que os Cursinhos Populares forem contemplados no edital e os cursos começarem.
A lista dos cursinhos populares contemplados será divulgada no site do Ministério da Educação.
O prazo para execução do Programa é nove meses - limite de tempo que o estudante beneficiário poderá receber bolsa.