Ensino Médio Mais
-
-
O que é o Ensino Médio Mais?
É o Programa que oferece suporte técnico e financeiro para escolas estaduais que ofertam pelo menos uma turma de Ensino Médio noturno, especialmente as com menores Nível Socioeconômico (Inse). O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é fomentar a elaboração de propostas pedagógicas para a efetividade do Ensino Médio noturno presencial, que contribuam para a permanência na escola e o sucesso educacional dos estudantes.
-
Qual o público-alvo do Programa Ensino Médio Mais?
A maioria do público-alvo é formado por estudantes que trabalham durante o dia.
-
Quais os cursos ofertados no Ensino Médio Mais?
Ensino Médio Regular.
-
Quais as contribuições do Programa Ensino Médio Mais?
Segundo o Art. 3º da Portaria nº 653/2024, serão desenvolvidas pelo MEC ações para a elaboração das propostas pedagógicas que contemplem as demandas mapeadas, bem como apresentação, discussão e socialização das propostas elaboradas pelas escolas voltadas ao atendimento dos estudantes do ensino médio noturno; e premiação das propostas que demonstrem, no decorrer do ano de 2025, obtenção de melhorias quanto à permanência na escola e à trajetória exitosa dos estudantes do ensino médio noturno.
-
Qual a proposta pedagógica do Programa Ensino Médio Mais?
O desenvolvimento de atividades na perspectiva democrática e participativa na concepção da educação do referido Ensino Médio e a realização de encontros no espaço escolar, para a escuta dos jovens, com o objetivo de conhecer de forma ampla os diferentes perfis dos estudantes, de modo a subsidiar a elaboração de propostas alinhadas às suas necessidades e expectativas.
-
O Programa Ensino Médio Mais tem a mesma carga horária do Ensino Médio?
Sim.
-
Como aderir ao Programa Ensino Médio Mais?
A adesão dos Estados e Distrito Federal é voluntária e pode ser realizada mediante confirmação pelo Secretário de Educação encaminhada à Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para saber mais, consulte a Portaria nº 653/2024 (artigos 15 e 16).
-
Como as escolas podem participar?
Para participar do programa, secretarias de educação e escolas elegíveis (equipe pedagógica e estudantes) devem elaborar propostas pedagógicas para melhorar seus índices de permanência e possibilitar trajetórias escolares exitosas para todos os alunos. As propostas devem ser elaboradas considerando:
- ações que assegurem o direito à aprendizagem dos estudantes;
- equidade no acesso e permanência com trajetórias escolares bem sucedidas;
- aprimoramento da organização curricular e pedagógica, considerando os perfis, necessidades e expectativas dos estudantes do Ensino Médio noturno;
- estratégias de fortalecimento do regime de colaboração,
- foco no desenvolvimento integral dos estudantes.
-
Quais estudantes podem participar do Programa Ensino Médio Mais?
Todos os concluintes do Ensino Fundamental que tenham acima de 18 anos ou Ensino Médio incompleto. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) adolescentes abaixo de 18 anos e acima de 15 anos necessitam de autorização dos pais e/ou responsáveis.
-
Como será a premiação das escolas participantes do Programa Ensino Médio Mais?
Haverá a seleção pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, de três a cinco propostas por Unidade Federativa. Em seguida, será feita uma análise pelo Comitê Nacional de Monitoramento e Avaliação do Ensino Médio das propostas elaboradas pelas escolas e selecionadas pelas Secretarias. Por fim, serão divulgadas propostas vencedoras no Webinário Nacional, sendo uma proposta por estado ou três por região. Para saber mais, consulte o artigo 14 da Portaria nº 653/2024.
-
O que é o Ensino Médio Mais?