Conselho Nacional de Educação
O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão com funções normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, é composto pela Câmara de Educação Básica (CEB) e pela Câmara de Educação Superior (CES), as quais são constituídas, cada uma, por 12 conselheiros e conselheiras. O Conselho Pleno (CP), por sua vez, é composto pelos conselheiros e conselheiras de ambas as Câmaras.
Composição do Conselho Nacional de Educação em 2023
Câmara de Educação Básica |
Câmara de Educação Superior |
|
Amábile Aparecida Pacios (Presidente da Câmara) |
Alysson Massote Carvalho |
|
Fernando Cesar Capovilla |
Anderson Luiz Bezerra da Silveira |
|
Gabriel Giannattasio |
André Guilherme Lemos Jorge |
|
Ilona Maria Lustosa Becskehazy Ferrão de Sousa |
Aristides Cimadon |
|
Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Membro nato) |
Denise Pires de Carvalho (Membro nato) |
|
Leila Souza Perussolo |
Elizabeth Regina Nunes Guedes |
|
Márcia Teixeira Sebastiani |
Henrique Sartori de Almeida Prado (Presidente da Câmara) |
|
Suely Melo de Castro Menezes (Vice-Presidente da Câmara) |
Paulo Fossatti (Vice-Presidente da Câmara) |
|
Tiago Tondinelli |
José Barroso Filho |
|
Valseni José Pereira Braga |
Luciane Besognin Ceretta |
|
Walter Eustáquio Ribeiro |
Luiz Roberto Liza Curi (Presidente do CNE) |
|
Wiliam Ferreira da Cunha |
Mauro Luiz Rabelo |
CNE em Números
Pareceres e Diretrizes Aprovados em 2023
CP |
Parecer CNE/CP nº 19/2023, aprovado em 11 de abril de 2023 – Reexame do Parecer CNE/CP nº 30, de 8 de novembro de 2022, que tratou da proposta de estruturação dos catálogos nacionais de cursos de educação profissional e tecnológica em áreas tecnológicas, eixos tecnológicos e as áreas tecnológicas organizadoras do catálogo de cursos técnicos e tecnológicos. |
Parecer CNE/CP nº 34/2023, aprovado em 8 de agosto de 2023 – Alteração do Parecer CNE/CP nº 14, de 5 de julho de 2022, que trata das diretrizes nacionais para o ensino e o aprendizado híbrido destinado à formação graduada, à pós-graduação stricto sensu e à pesquisa institucional presenciais, mediados por tecnologias de informação e comunicação. |
|
Parecer CNE/CP nº 41/2023, aprovado em 12 de setembro de 2023 – Diretrizes Nacionais para a oferta de educação básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvida no sistema penitenciário de segurança máxima para pessoas submetidas ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). |
|
Parecer CNE/CP nº 50/2023, aprovado em 5 de dezembro de 2023 – Orientações específicas para o público da educação especial: atendimento de estudantes com transtorno do espectro autista. |
|
Parecer CNE/CP nº 51/2023, aprovado em 5 de dezembro de 2023 – Orientações específicas para o público da educação especial: atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação. |
|
Parecer CNE/CP nº 57/2023, aprovado em 6 de dezembro de 2023 – Alteração do artigo 27 da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a Base Nacional Comum (BNC) para a formação inicial de professores da educação básica. |
|
CEB |
Parecer CNE/CEB nº 1/2023, aprovado em 10 de agosto de 2023 – Declaração de validade dos documentos escolares emitidos pelo Colégio Sonho de Criança, com sede na cidade de Ogaki, na província de Gifu, no Japão, para a oferta de ensino médio e para emissão de certificados educacionais válidos no Brasil. |
Parecer CNE/CEB nº 2/2023, aprovado em 5 de outubro de 2023 – Validação da experiência de proposta pedagógica, em caráter experimental, executada pela rede Sesi de educação, durante o período de 2016 a 2023, nos níveis fundamental e médio, para a oferta do projeto da nova EJA, aprovado pelos conselhos de educação dos estados da federação. |
|
CES |
Parecer CNE/CES nº 432/2023, aprovado em 15 de junho de 2023 – Revisão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em ciências contábeis (bacharelado). |
Parecer CNE/CES nº 575/2023, aprovado em 9 de agosto de 2023 – Alteração da Resolução CNE/CES nº 1, de 25 de julho de 2022, que dispõe sobre as normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. |
|
Parecer CNE/CES nº 576/2023, aprovado em 9 de agosto de 2023 – Revisão da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e dá outras providências. |
|
Parecer CNE/CES nº 952/2023, aprovado em 6 de dezembro de 2023 – Revisão das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de arquitetura e urbanismo. |
|
Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de outubro de 2023, que institui as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em psicologia, em decorrência da homologação do Parecer CNE/CES nº 179, de 17 de fevereiro de 2022. |
Temáticas Tratadas nas Reuniões do Conselho Pleno (CP) e nas Câmaras de Educação Básica (CEBs) e de Educação Superior (CES)
Janeiro |
CP |
Apresentação sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) |
CEB |
Apresentação de estudo sobre as expectativas de aprendizagem: “Qual o problema com a educação no Brasil?” |
|
CEB |
Apresentação de estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)/EAD. |
|
CEB |
Apresentação de estudo e indicação e formalização da comissão de “educação prisional”. |
|
CEB |
Apresentação da política sobre educação digital. |
|
Fevereiro |
CP |
Apresentação sobre os novos projetos para a educação básica e educação superior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). |
CEB |
Apresentação dos dados internacionais sobre o curso de pedagogia. |
|
CEB |
Reunião técnica sobre educação híbrida. |
|
Março |
CP |
Apresentação sobre o censo escolar 2022 pelo Inep. |
CES |
“CNE e educação brasileira: diálogos necessários com a sociedade, articulações entre o CNE e as entidades de ensino”. |
|
Abril |
CEB |
Apresentação de proposta sobre o ensino médio integral. |
CEB |
Reunião técnica sobre o cadastro das escolas brasileiras no exterior no censo escolar. |
|
CES |
“CNE e educação brasileira: diálogos necessários com a sociedade, articulações entre o CNE e as entidades de ensino”. |
|
Maio |
CP |
Seminário sobre a renovação da Lei de Cotas – Perspectivas e Amplitudes. |
CEB |
Reunião técnica sobre segurança nas escolas. |
|
CEB |
Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de alfabetização. |
|
CEB |
Apresentação do projeto “APA – Agregando para Agregar – Elo Social”. |
|
CES |
“CNE e educação brasileira: diálogos necessários com a sociedade, articulações entre o CNE e as entidades de ensino”. |
|
Junho (Reunião Itinerante) |
CP |
Palestra sobre “O impacto do ensino médio no futuro da juventude brasileira”. |
CP |
“A educação básica no ‘chão da escola’, nas salas de aula – Experiências Senai e Sesi Nacional e Sesi Pará”. |
|
CP |
“Juventude e Empregabilidade – hoje e amanhã”. |
|
Junho |
CEB |
Apresentação do estudo sobre inteligência artificial. |
CES |
“Pós-Graduação Stricto Sensu: perspectivas e desenvolvimento na região norte”. |
|
CES |
“Diálogos entre o CNE e as instituições superiores do Pará sobre políticas de extensão universitária, curricularização e interiorização”. |
|
CES |
Apresentação sobre novo marco regulatório pela secretária da Seres/MEC. |
|
Julho |
CP |
Reunião técnica sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE). |
CEB |
Resultado da pesquisa sobre a implantação do Enem nas escolas católicas. |
|
CEB |
Competências dos sistemas de ensino para regulação das escolas privadas. |
|
CEB |
Apresentação da política atual do MEC sobre primeira infância. |
|
Agosto |
CP |
Apresentação sobre avaliações (Saeb, Enem, Enade e alfabetização) pelo Inep. |
CEB |
Apresentação do estudo sobre a implementação do novo ensino médio. |
|
Setembro |
CP |
Conferência sobre Educação Profissional Tecnológica (EPT). |
CP |
Palestra “Educação ao Longo da Vida e SNE”. |
|
CEB |
Reunião técnica sobre formação de professores para educação infantil. |
|
CEB |
Resultado da avaliação da educação básica. |
|
CES |
“A avaliação da educação superior”. |
|
Outubro |
CP |
Reunião técnica sobre “linguagem, cultura e educação”. |
CEB |
Apresentação da Plataforma Pensatta (plataforma sobre o ensino de computação na educação básica). |
|
CEB |
Apresentação sobre a prova nacional de concurso para ingresso na carreira docente e seu processo de criação. |
|
CES |
“Educação a distância e inovações regulatórias”. |
|
Novembro (Reunião Itinerante) |
CP |
Mesa de debate sobre Plano Nacional de Educação (PNE). |
CP |
Mesa de debate sobre educação especial. |
|
CP |
Mesa de debate sobre educação infantil. |
|
CP |
Mesa de debate sobre educação integral. |
|
CP |
Mesa de debate sobre expansão, regulação e avaliação da educação superior (bacharelado, licenciatura, tecnologia). |
|
CP |
Mesa de debate sobre avaliação da educação básica. |
|
CP |
Mesa de debate sobre alcances e desafios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). |
|
CP |
Mesa de debate sobre inovação, pesquisa e educação. |
|
CP |
Mesa de debate sobre políticas sociais na educação básica (EJA, EJA prisional, experiência Sesi). |
|
Dezembro |
CEB |
Reunião técnica sobre revisão das estratégias de regulação das escolas brasileiras no exterior. |
CEB |
Resultado da pesquisa sobre o ensino médio Brasileiro: reflexões, análises e recomendações. |
|
CEB |
Apresentação do relatório técnico do PIRLS pelo Inep. |
|
CES |
“Projeto de autoavaliação institucional para o ensino superior, elaborado pelo Semesp”. |
Comissões do CNE
Comissões do Conselho Pleno |
Formação Inicial e Continuada (FIC) de professores e gestores da educação |
Sistema Nacional de Educação (SNE) |
Monitoramento contínuo e avaliações periódicas do Plano Nacional de Educação (PNE) |
Integração e relações internacionais |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Educação Especial (EE) |
Revisão do regimento interno do Conselho Nacional de Educação (CNE) |
Avaliação da educação básica |
Educação híbrida |
Diretrizes nacionais da educação bilingue de surdos (libras/língua portuguesa) |
Planejamento estratégico do Conselho Nacional de Educação (CNE) |
Estruturação dos catálogos nacionais de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em áreas tecnológicas |
Políticas de cotas de ingresso ao ensino superior |
Educação e aprendizagem ao longo da vida |
Estudos normativos para a oferta da educação básica (modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA) e da educação superior no sistema penitenciário federal |
Ética na educação |
Comissões da Câmara de Educação Básica (CEB) |
Educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e Lei nº 11.645/2008 |
Revisão e alinhamento das normas da educação básica aos marcos legais |
Acompanhamento e monitoramento da implementação dos arranjos de desenvolvimento da educação |
Alfabetização |
Educação domiciliar |
Diretrizes operacionais de qualidade de educação infantil |
Revisão da Resolução CNE/CEB nº 1/2013 que “define normas para declaração de validade de documentos escolares emitidos por escolas de educação básica que atendem a cidadãos brasileiros residentes no exterior” |
Artes – Normas complementares à BNCC |
Comissões da Câmara de Educação Superior (CES) |
Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da área da saúde |
Revisão das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de arquitetura e urbanismo |
Revisão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em geografia |
Atualização da legislação referente à regulação, supervisão e avaliação da educação superior |
Alteração da legislação que trata do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) |
Diretrizes curriculares nacionais do curso de moda |
Aspectos regulatórios, avaliativos e de expansão de cursos de medicina no Brasil |
Aprofundamento dos estudos sobre extensão universitária |
Atualização da Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de dezembro de 2017, que “estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu” |
Normas referentes à revalidação de diplomas de cursos de graduação e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior |
Revisão do art. 13 da Resolução CNE/CES nº 5/2011, que “institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em psicologia” |
Revisão das diretrizes curriculares nacionais do curso de ciências contábeis |
Revisão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em direito |
Marco regulatório das instituições comunitárias (Lei nº 12.881/2013) e do perfil identitário das instituições confessionais |
Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em ciência política |
Revisão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina |