Público-alvo
As novas unidades irão beneficiar diretamente cerca de 140 mil novos estudantes. Além disso, toda a comunidade do município e região, em que os novos campi serão implantados, serão impactadas positivamente com a chegada do instituto federal. A oferta de educação pública e de qualidade tem um público-alvo bem amplo, desde estudantes que irão ingressar no ensino médio, até aqueles que já concluíram e desejam fazer um curso técnico, uma graduação ou até pós-graduação. Além de cursos rápidos, de qualificação profissional.
1. Estudantes do ensino médio que buscam uma formação técnica profissionalizante.
2. Jovens e adultos que desejam ingressar em cursos técnicos para rápida inserção no mercado de trabalho.
3. Concluintes do ensino médio que procuram licenciaturas, cursos superiores de tecnologia, dentre outras graduações, oferecidos pelos Institutos Federais.
4. Profissionais que buscam capacitação e atualização em suas áreas por meio de cursos de qualificação profissional ou de especialização.
5. Graduados que queiram cursar pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.
Esses públicos variam de acordo com a oferta educacional específica de cada instituto e suas áreas de atuação, mas em geral, os institutos federais visam oferecer educação de qualidade e inclusiva para diversos segmentos da população brasileira. Os Institutos Federais também atendem a comunidades locais com cursos e serviços que promovem o desenvolvimento regional.