Expansão
Ampliar matrículas públicas de educação profissional em todo o Brasil é o objetivo do Plano de Expansão da Rede Federal."
O Plano de Expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia — por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) — marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades de institutos federais no Brasil, quase dez anos após a última expansão estruturada. Também celebra uma das políticas educacionais mais bem sucedidas no âmbito da educação profissional, que permitiu a chegada da educação pública de qualidade às localidades mais distantes das capitais e dos grandes centros. Assim, tornou-se uma das redes mais capilarizadas na oferta de cursos técnicos e superiores.
A iniciativa está alinhada com o que preconiza a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008; com os objetivos estabelecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011; com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE); e com os parâmetros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O Plano de Expansão visa implantar, nos próximos três anos, 100 novas unidades de institutos federais pelo Brasil, em conformidade com o Plano Plurianual (PPA) 2023-2027. A expectativa é oferecer ao país condições favoráveis à formação e à qualificação profissional nos diversos níveis e modalidades de ensino; à disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos; à geração de emprego e renda para as juventudes e a classe trabalhadora; bem como ao estímulo ao desenvolvimento socioeconômico dos territórios e, por consequência, da nação.